Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12463
Type: Artigo de Periódico
Title: Comunicação, acolhimento e educação em saúde na consulta de enfermagem em ginecologia
Title in English: Communication, acceptance and health education on nursing consultations in gynecology
Authors: Diógenes, Maria Albertina Rocha
Linard, Andrea Gomes
Teixeira, Carla Araujo Bastos
Keywords: Acolhimento;Comunicação em saúde;Educação em Saúde;Climatério
Issue Date: Oct-2010
Publisher: Rev Rene
Citation: DIÓGENES, M. A. R. ; LINARD, A. G. ; TEIXEIRA, C. A. B. Comunicação, acolhimento e educação em saúde na consulta de enfermagem em ginecologia. Rev. Rene, Fortaleza, v. 11, n. 4, p. 38-46, out./dez. 2010.
Abstract in Brazilian Portuguese: O objetivo do estudo foi analisar a concepção de comunicação, acolhimento e educação em saúde dos enfermeiros na consulta de enfermagem em ginecologia à mulher no climatério e descrever as ações de educação em saúde realizadas pela enfermeira durante a consulta. Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, com cinco enfermeiras numa instituição de referência em ginecologia, Fortaleza-Ceará- -Brasil, por meio de entrevista semiestruturada e observação das consultas ambulatoriais de ginecologia, no período de agosto a outubro de 2008. Os dados possibilitaram a organização em temáticas: Comunicação e acolhimento na consulta de enfermagem em ginecologia e Educação em Saúde à mulher no climatério durante a consulta de enfermagem em ginecologia. Os resultados revelaram que educação em saúde é entendida como informação em saúde e que há uma dissociação entre teoria e prática com relação ao acolhimento e à comunicação à mulher no climatério. Sugere-se uma prática transformadora de enfermagem voltada para esta clientela.
Abstract: The objective of this research was to analyze the concepts of communication, acceptance and health education in nursing consultation in gynecology to climacteric women. A descriptive study with a qualitative approach was used with five nurses in a reference institution in gynecology in Fortaleza-Ceará-Brazil. They used semi-structured interviews and observation of clinical gynecology consultations from August to September 2008. The data made it possible to organize the research like the following: communication and reception on nursing consultation in gynecology; health education to climacteric women during nursing consultation in gynecology. The results revealed that health education is understood as health information and that there is dissociation between theory and practice concerning reception and communication to climacteric women. It is suggested a changing in nursing practice to such customs.
Abstract in Spanish: El objetivo del estudio fue analizar la concepción de comunicación, acogida y educación para la salud de los enfermeros, en la consulta de enfermería en ginecología a la mujer en el climaterio y describir las acciones de educación para la salud llevadas a cabo por la enfermera en la consulta. Estudio descriptivo, de enfoque cualitativo, con cinco enfermeras en una institución de notoriedad en ginecología, Fortaleza-Ceará-Brasil, a través de entrevista semi-estructurada y observación de consultas ginecológicas en policlínicas, de Agosto a Octubre del 2008. Los datos posibilitaron una organización temática: Comunicación y acogida en la consulta de enfermería en ginecología y Educación para la Salud, a la mujer en el climaterio, durante la consulta de enfermería en ginecología. Los resultados mostraron que la educación concerniente a la salud se entiende como información de salud y que hay una disociación entre la teoría y la práctica en relación a la acogida y a la comunicación para la mujer en el climaterio. Se sugiere una práctica transformadora de enfermería para atender a esta clientela.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12463
ISSN: 2175-6783 On line
Appears in Collections:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010_art_mardiogenes.pdf789,29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.