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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/1245
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Análise do uso do solo utilizando sintaxe espacial para a determinação de locais críticos para a implantação de Pólos Geradores de Viagens |
Autor(es): | Cavalcante, Antonio Paulo de Hollanda Paula, Francisco Suliano Mesquita França, Diego Bastos de |
Palavras-chave: | Polos geradores de tráfego;Solo - Uso;Transportes;Fluxo de tráfego |
Data do documento: | 2007 |
Instituição/Editor/Publicador: | ANTP |
Citação: | CAVALCANTE, A. P. H. ; PAULA, F. S. M. ; FRANCA, D. B. Análise do uso do solo utilizando sintaxe espacial para a determinação de locais críticos para a implantação de Pólos Geradores de Viagens. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE TRANSPORTES PÚBLICOS, 16., 2007, Maceió. Anais... Maceió: ANTP, 2007. p.01-10 |
Resumo: | Atualmente, na cidade de Fortaleza não há uma metodologia de análise e definição de áreas críticas onde se torna inviável a implantação de PGVs devido ao grande volume de tráfego e congestionamentos nestas áreas. A intenção deste trabalho é aliar novos aspectos de configuração da malha viária para que se inicie o estudo de parâmetros relacionados aos movimentos veiculares que ainda não foram analisados em Fortaleza. Utilizando a teoria da Sintaxe Espacial (SE), que considera que a configuração da malha viária tem uma grande influência nos deslocamentos dos condutores e na formação dos corredores de tráfego, adotou-se um modelo configuracional de simulação da SE onde um mapa axial (necessário para a análise sintática) de toda a malha viária de Fortaleza foi construído e utilizado para a geração das variáveis sintáticas. Através de softwares de análise de SE, foram processadas diversas simulações de movimentos no mapa (base CAD) e obtidos significantes valores dessas variáveis sintáticas correlacionando-os as variáveis de tráfego, os quais indicam vários tipos de parâmetros como: vias que possuem uma maior conectividade na malha e vias que possuem um maior nível de integração na malha. A união da análise configuracional a um modelo de transportes (“quatro etapas”) e ao uso do solo já existente, resultará num modelo matemático que auxiliará na determinação destas zonas críticas e na criação de novas regras para implantação e funcionamento de futuros PGV´s de médio e grande porte. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1245 |
Aparece nas coleções: | DET - Trabalhos apresentados em eventos |
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