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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCavalcante, Antonio Paulo de Hollanda-
dc.contributor.authorPaula, Francisco Suliano Mesquita-
dc.contributor.authorFrança, Diego Bastos de-
dc.date.accessioned2011-11-25T17:47:28Z-
dc.date.available2011-11-25T17:47:28Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, A. P. H. ; PAULA, F. S. M. ; FRANCA, D. B. Análise do uso do solo utilizando sintaxe espacial para a determinação de locais críticos para a implantação de Pólos Geradores de Viagens. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE TRANSPORTES PÚBLICOS, 16., 2007, Maceió. Anais... Maceió: ANTP, 2007. p.01-10pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1245-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherANTPpt_BR
dc.subjectPolos geradores de tráfegopt_BR
dc.subjectSolo - Usopt_BR
dc.subjectTransportespt_BR
dc.subjectFluxo de tráfegopt_BR
dc.titleAnálise do uso do solo utilizando sintaxe espacial para a determinação de locais críticos para a implantação de Pólos Geradores de Viagenspt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAtualmente, na cidade de Fortaleza não há uma metodologia de análise e definição de áreas críticas onde se torna inviável a implantação de PGVs devido ao grande volume de tráfego e congestionamentos nestas áreas. A intenção deste trabalho é aliar novos aspectos de configuração da malha viária para que se inicie o estudo de parâmetros relacionados aos movimentos veiculares que ainda não foram analisados em Fortaleza. Utilizando a teoria da Sintaxe Espacial (SE), que considera que a configuração da malha viária tem uma grande influência nos deslocamentos dos condutores e na formação dos corredores de tráfego, adotou-se um modelo configuracional de simulação da SE onde um mapa axial (necessário para a análise sintática) de toda a malha viária de Fortaleza foi construído e utilizado para a geração das variáveis sintáticas. Através de softwares de análise de SE, foram processadas diversas simulações de movimentos no mapa (base CAD) e obtidos significantes valores dessas variáveis sintáticas correlacionando-os as variáveis de tráfego, os quais indicam vários tipos de parâmetros como: vias que possuem uma maior conectividade na malha e vias que possuem um maior nível de integração na malha. A união da análise configuracional a um modelo de transportes (“quatro etapas”) e ao uso do solo já existente, resultará num modelo matemático que auxiliará na determinação destas zonas críticas e na criação de novas regras para implantação e funcionamento de futuros PGV´s de médio e grande porte.pt_BR
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