Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12125
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Sarah Carneiro | - |
dc.contributor.author | Araújo, Francisco Régis Frota | - |
dc.date.accessioned | 2015-05-15T16:34:32Z | - |
dc.date.available | 2015-05-15T16:34:32Z | - |
dc.date.issued | 2010-07 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, S.C.; ARAÚJO, F.R.F. (2010) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 18073840 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12125 | - |
dc.description | ARAÚJO, Sarah Carneiro; ARAÚJO, Francisco Régis Frota. Do romantismo literário ao naturalismo imagético, um passeio sobre "inocência": do texto de Taunay ao filme de Walter Lima Júnior. NOMOS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFC, Fortaleza, v.30, n.2, 2010, p.171-194. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | NOMOS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFC | pt_BR |
dc.subject | Adaptação cinematográfica | pt_BR |
dc.subject | Walter Lima Junior | pt_BR |
dc.subject | Visconde de Taunay | pt_BR |
dc.subject | Diegese | pt_BR |
dc.subject | Narratologia | pt_BR |
dc.subject | Romantismo literário | pt_BR |
dc.subject | Naturalismo imagético | pt_BR |
dc.title | Do romantismo literário ao naturalismo imagético, um passeio sobre "inocência": do texto de Taunay ao filme de Walter Lima Júnior | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este artigo pretende fazer uma incursão comparativa entre as linguagens literária e filmográfica de um relato oitocentista da ficção sertanista brasileira, em concreto, o romance Inocência, de Visconde de Taunay, de 1872, e sua adaptação cinematográfica homônima, que teve direção artística do cinemanovista Walter Lima Jr., mais de um século depois, em 1983, procurando fazer reflexões sobre o texto literário mencionado e caracterizar as especificidades de cada discurso, o literário e o cinematográfico, a partir dos caracteres típicos de cada discurso, ou seja, da narração, da ficção e da criação do texto de cada um desses meios artísticos, consoante a análise diegética de Ives Reuter visando compreender as conseqüências teóricas, práticas e estéticas de cada mudança fundamental da abordagem. | pt_BR |
dc.description.abstract-fr | Cet article se donne dans l’intencion de faire un voyage comparative entre les languages litéraire et cinematographique d’un Roman de la fiction sertaniste brésilienne, en concret, le texte Inocência, de Visconde de Taunay, publié l’année 1872, et sa adaptation filmique homonime, qu’a eu comme métteur en scene (direction artistique) Walter Lima Junior, plus d’un siécle aprés, l’année 1987, en cherchant étudier et réflechir a propos des transformations produit de chanchement de lenguage ou moyen de la voix narrative d’um texte litéraire occasion de sa transposition au cinema, en caracterisant les especificités de chaque discurs et, en particulier, les caracteristiques tipiques de la narration, de la ficcion et de la création du texte de chaqu’un de ces moyens artistiques, pour comprendre ainsi les consequences téoriques, practiques et esthétiques de cet chanchement fondamental dans l’abordage, selon l’analise diegetique proposé par Yves Reuter. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FADIR - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_art_scaraujo.pdf | 231,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.