Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12125
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Sarah Carneiro-
dc.contributor.authorAraújo, Francisco Régis Frota-
dc.date.accessioned2015-05-15T16:34:32Z-
dc.date.available2015-05-15T16:34:32Z-
dc.date.issued2010-07-
dc.identifier.citationARAÚJO, S.C.; ARAÚJO, F.R.F. (2010)pt_BR
dc.identifier.issn18073840-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12125-
dc.descriptionARAÚJO, Sarah Carneiro; ARAÚJO, Francisco Régis Frota. Do romantismo literário ao naturalismo imagético, um passeio sobre "inocência": do texto de Taunay ao filme de Walter Lima Júnior. NOMOS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFC, Fortaleza, v.30, n.2, 2010, p.171-194.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherNOMOS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFCpt_BR
dc.subjectAdaptação cinematográficapt_BR
dc.subjectWalter Lima Juniorpt_BR
dc.subjectVisconde de Taunaypt_BR
dc.subjectDiegesept_BR
dc.subjectNarratologiapt_BR
dc.subjectRomantismo literáriopt_BR
dc.subjectNaturalismo imagéticopt_BR
dc.titleDo romantismo literário ao naturalismo imagético, um passeio sobre "inocência": do texto de Taunay ao filme de Walter Lima Júniorpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo pretende fazer uma incursão comparativa entre as linguagens literária e filmográfica de um relato oitocentista da ficção sertanista brasileira, em concreto, o romance Inocência, de Visconde de Taunay, de 1872, e sua adaptação cinematográfica homônima, que teve direção artística do cinemanovista Walter Lima Jr., mais de um século depois, em 1983, procurando fazer reflexões sobre o texto literário mencionado e caracterizar as especificidades de cada discurso, o literário e o cinematográfico, a partir dos caracteres típicos de cada discurso, ou seja, da narração, da ficção e da criação do texto de cada um desses meios artísticos, consoante a análise diegética de Ives Reuter visando compreender as conseqüências teóricas, práticas e estéticas de cada mudança fundamental da abordagem.pt_BR
dc.description.abstract-frCet article se donne dans l’intencion de faire un voyage comparative entre les languages litéraire et cinematographique d’un Roman de la fiction sertaniste brésilienne, en concret, le texte Inocência, de Visconde de Taunay, publié l’année 1872, et sa adaptation filmique homonime, qu’a eu comme métteur en scene (direction artistique) Walter Lima Junior, plus d’un siécle aprés, l’année 1987, en cherchant étudier et réflechir a propos des transformations produit de chanchement de lenguage ou moyen de la voix narrative d’um texte litéraire occasion de sa transposition au cinema, en caracterisant les especificités de chaque discurs et, en particulier, les caracteristiques tipiques de la narration, de la ficcion et de la création du texte de chaqu’un de ces moyens artistiques, pour comprendre ainsi les consequences téoriques, practiques et esthétiques de cet chanchement fondamental dans l’abordage, selon l’analise diegetique proposé par Yves Reuter.pt_BR
Aparece nas coleções:FADIR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_art_scaraujo.pdf231,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.