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dc.contributor.advisorArrais Neto, Enéas de Araújo-
dc.contributor.authorSilva, Emanuelle Kelly Ribeiro da-
dc.date.accessioned2015-05-05T10:46:59Z-
dc.date.available2015-05-05T10:46:59Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSILVA, Emanuelle Kelly Ribeiro da. Novas faces do trabalho artesanal: as interseções de saberes entre designers de moda e artesãos no interior do Ceará. 2015. 219f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11778-
dc.description.abstractThe research sought to understand the new forms of craft production from policy interventions aimed at the development of this activity in Ceará, taking as parameter the exchange of knowledge and practices between artisans and fashion designers under the shares of CEART a as these are sent to the countryside to teach those new work methodology. The overall objective of the study was to understand the interfaces created between the work of fashion designer and craftsman, focusing on the pedagogical interference and methodologies used in the creation and production of the craft process. We tried to erect a reflection based on dialectic, since it allows us to consider the interplay between the observed elements and the constancy of the movement that surrounds them. Thus, the methodology started from a qualitative approach and also the use of ethnographic tools for collecting and analyzing data. The theoretical reference was based on the theories on labor and capitalism in contemporary society; in the study on the design methodologies used today in order to understand their applicability in craft production; Cultural Studies, and; in the discussion of emancipatory education. Exposure of ideas followed the thread of the specific objectives and the presentation of results from them. Thus, some important results were highlighted, such as the contribution of crafts to the current market for the aggregation of cultural value to industrial goods, causing it to be understood as well symbolic / cultural and economic at the same time; the prioritization of the product and not the craftsman needs during interventions, and; the incipient formation of designers working in this area.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectArtesão – Ceará – Atitudespt_BR
dc.subjectEstilistas (Moda) – Ceará – Atitudespt_BR
dc.subjectModa – Estilo – Ceará – Metodologiapt_BR
dc.subjectArtesanato – Aspectos sociais – Cearápt_BR
dc.titleNovas faces do trabalho artesanal: as interseções de saberes entre designers de moda e artesãos no interior do Cearápt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrA pesquisa buscou compreender as novas formas de produção do artesanato a partir das intervenções de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento dessa atividade no Ceará, tomando como parâmetro as trocas de saberes e fazeres entre artesãos e designers de moda no âmbito das ações da CEART, uma vez que estes são enviados ao interior do estado a fim de ensinar uma nova metodologia de trabalho àqueles. O objetivo geral do estudo foi compreender as interfaces criadas entre o trabalho do designer de moda e do artesão, enfocando nas interferências pedagógicas e metodologias adotadas no processo de criação e produção do artesanato. Buscou-se erigir uma reflexão baseada na dialética, uma vez que ela permite considerar a ação recíproca entre os elementos observados e a constância do movimento que os envolve. Com isso, a metodologia partiu de uma abordagem qualitativa e também da utilização de ferramentas etnográficas para a coleta e análise dos dados. O referencial teórico pautou-se nas teorias sobre o trabalho e o capitalismo na sociedade contemporânea; no estudo sobre as metodologias do design adotadas na atualidade a fim de compreender sua aplicabilidade na produção artesanal; nos Estudos Culturais, e; na discussão sobre a educação emancipatória. A exposição das ideias seguiu o encadeamento dos objetivos específicos e a apresentação dos resultados encontrados a partir deles. Dessa forma, alguns resultados importantes destacaram-se, tais como: a contribuição do artesanato para o mercado atual pela a agregação de valor cultural aos bens industriais, fazendo com ele seja compreendido como bem simbólico/cultural e ao mesmo tempo econômico; a priorização do produto e não as necessidades do artesão durante as intervenções, e; a incipiência da formação dos designers que atuam nessa área.pt_BR
dc.title.enNew faces of craft production: the intersections of the knowledge in the relationship between fashion designers and artisans in the Cearápt_BR
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