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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/1165
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Paes, Nelson Leitão | - |
dc.contributor.author | Siqueira, Marcelo Lettieri | - |
dc.date.accessioned | 2011-11-17T21:22:36Z | - |
dc.date.available | 2011-11-17T21:22:36Z | - |
dc.date.issued | 2008-02 | - |
dc.identifier.citation | PAES, Nelson Leitão; SIQUEIRA, Marcelo Lettieri. Renda básica da cidadania ou imposto de renda negativo: qual o mais eficiente no combate a pobreza? Fortaleza: Laboratório de Estudos da Pobreza/CAEN?UFC, 2008. Ensaio sobre Pobreza, 12. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1165 | - |
dc.description.abstract | This paper compare two alternative social politics to reduce poverty and income inequality in Brazil. The first one is a payment of a universal fixed income, called Basic Income Grant (BIG), and the second one is a Negative Income Tax (NIT), pay only to the families with low incomes. For analysis, we use a Computable General Equilibrium Model. The results had shown that the BIG is better that NIT when the costs of administration associated with the NIT is higher than 50%, and that for a cost between 0 and 50% the adopted program goes to depend on the strategy of poverty reduction. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Laboratório de Estudos da Pobreza/CAEN | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | Ensaio sobre Pobreza;12 | - |
dc.subject | Pobreza | pt_BR |
dc.subject | Imposto de Renda | pt_BR |
dc.title | Renda básica da cidadania ou imposto de renda negativo: qual o mais eficiente no combate a pobreza? | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente artigo procura comparar duas políticas sociais alternativas de combate à pobreza e à desigualdade de renda no Brasil. A primeira é baseada na concessão de uma renda fixa universal, denominada Renda Básica da Cidadania (RBC), e a segunda, um Imposto de Renda Negativo (IRN), pago apenas às famílias com renda inferior a um determinado patamar. Para análise, adotou-se um modelo de equilíbrio geral computável. Os resultados mostraram que a RBC é melhor que o IRN quando o custo de focalização deste é superior a 50%, e que para um custo menor que 50% o programa a ser adotado vai depender da estratégia de combate à pobreza escolhida. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Coleções do CAEN |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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