Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11645| Type: | Artigo de Periódico |
| Title: | A universidade no contexto da cultura e da contracultura |
| Authors: | Aguiar, Moacir Teixeira de |
| Keywords: | Universidade;Cultura;Contracultura;Ensino;Pesquisa |
| Issue Date: | 1980 |
| Publisher: | Revista Educação e Debate |
| Citation: | AGUIAR, M. T. (1980) |
| Abstract in Brazilian Portuguese: | A Universidade moderna - pode-se aventar - desperta dos resquícios da herança tradicionalista, por força do idealismo crítico e clássico da Alemanha recém capitalista-industrial. Como Humboldt - o criador da Universidade de Berlim - a linha kantiana insere na nova Universidade a liberdade do ensino, a liberdade de pesquisa, o respeito à dignidade do ser humano. Mas a filosofia educacional que alicerça a nova Universidade alemã não advém de notas e observações de sua Pedagogia (Kant), mas do conjunto de suas obras críticas teóricas e práticas. Se o espaço e o tempo, como intuições da sensibilidade, bem como as categorias a priori do entendimento (necessidade, causalidade etc.) impõem as leis deterministas ao mundo fenomênico, na Crítica da Razão Prática, no mundo moral, o homem é essencialmente livre graças ao imperativo de sua consciência autônoma. Dessa ética autônoma não pode vir uma pedagogia heterônoma, cujos princípios e valores se impõem ao indivíduo de fora para dentro... |
| Description: | AGUIAR, Moacir Teixeira de. A universidade no contexto da cultura e da contracultura. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 4, n. 4, p. 49-57, 1980. |
| URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11645 |
| ISSN: | 0102-1117 |
| Access Rights: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 1980_art_mtaguiar.pdf | 4,31 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.