Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11546
Type: Artigo de Periódico
Title: Significados da gerência do cuidado construídos ao longo da formação profissional do enfermeiro
Title in English: Meanings of care management built throughout nurses’ professional education
Authors: Senna, Monique Haenscke
Drago, Lívia Crespo
Kirchner, Ângela Regina
Santos, José Luís Guedes dos
Erdmann, Alacoque Lorenzini
Andrade, Selma Regina de
Keywords: Enfermagem;Gestão em Saúde;Cuidados de Enfermagem;Educação em Enfermagem
Issue Date: Mar-2014
Publisher: Rev Rene
Citation: SENNA, M. H. et al. Significados da gerência do cuidado construídos ao longo da formação profissional do enfermeiro. Rev Rene, Fortaleza, v. 15, n.2, p. 196-205, mar./abr. 2014.
Abstract in Brazilian Portuguese: Objetivou-se compreender os significados da gerência do cuidado para acadêmicos, enfermeiros e docentes, construídos ao longo da formação profissional. Estudo qualitativo, guiado pela Teoria Fundamentada em Dados, realizado em um hospital universitário, entre outubro de 2010 e julho de 2011, com 21 participantes em três grupos amostrais, e analisado pelo referencial de avaliação da qualidade do cuidado em saúde de Donabedian. Três categorias foram evidenciadas: o enfermeiro como gestor da estrutura material e pessoal; Gerenciamento de enfermagem como processo dinâmico e multifatorial; Conferindo ao enfermeiro a responsabilidade pelo resultado dos cuidados prestados e seu distanciamento da pratica assistencial. Desvelou a face gerencial conflitante com processo de trabalho assistencial, devido à sobrecarga de atividades do enfermeiro, responsável pela estrutura, processo e resultado do cuidado. É necessário intensificar a formação profissional e continuada do enfermeiro para prática de gerência do cuidado.
Abstract: This study aimed to understand the meanings of care management for undergraduate students, registered nurses and professors during their professional education. It is a qualitative study, based on the Grounded Theory, conducted in a university hospital, between October 2010 and July 2011, with 21 participants in three sample groups (undergraduate students, professors, and registered nurses) and analyzed through Donabedian’s reference of health care quality evaluation. The study identified three categories: nurses as managers of material structure and personnel; Nursing management as a dynamic and multifactorial process; Giving to nurses the responsibility for care outcomes and practices and their distance from care practice. This study unveiled the managerial characteristic that has conflicts with the care work process, due to nurses’ overload of activities, who are responsible for care structure, process and outcomes conducted by a health team. It is necessary to enhance professional and continuing education to the practice of care management.
Abstract in Spanish: El objetivo fue comprender significados de la gerencia de la atención para estudiantes, enfermeros y docentes a lo largo de la formación profesional. Estudio cualitativo, basado en la Teoría Fundamentada en Datos, realizada entre octubre de 2010 y julio de 2011, con 21 participantes en tres grupos de muestras, y analizado por el referencial de evaluación de la calidad de la atención en salud de Donabedian. Tres categorías fueron identificadas: enfermero como gerente de la estructura material y personal; gerencia de enfermería como proceso dinámico y multifactorial; confiriendo al enfermero responsabilidad por el resultado del cuidado ofrecido y su distanciamiento de la practica asistencial. Se desveló la faz gerencial confrontante con proceso de trabajo asistencial, debido a la sobrecarga de actividades del enfermero, responsable por la estructura, proceso y resultado de la atención. Es necesario intensificar la formación profesional y continua del enfermero para práctica de gerencia de la atención.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11546
ISSN: 2175-6783 Online
Appears in Collections:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_art_mhsenna.pdf313,01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.