Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11508
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Dallago, Maria Lúcia Lopes | - |
dc.date.accessioned | 2015-04-22T10:35:28Z | - |
dc.date.available | 2015-04-22T10:35:28Z | - |
dc.date.issued | 1979 | - |
dc.identifier.citation | DALLAGO, Maria Lúcia Lopes. Novas formas de avaliar o desempenho de crianças com problemas específicos de aprendizagem. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 2, n.2, p. 45-53, 1979. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-1117 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11508 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Educação e Debate | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Crianças com distúrbios específicos de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Identificação de problemas de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Análise cognitiva dos comportamentos | pt_BR |
dc.title | Novas formas de avaliar o desempenho de crianças com problemas específicos de aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Investigações empíricas têm oferecido respostas que começam a esclarecer o quadro de deficiências específicas de aprendizagem, dando igualmente reforço às diferenças existentes nesse grupo de crianças especiais. Diz-se que "existe um problema significativo de aprendizagem quando o desempenho real do indivíduo ou sua realização em uma habilidade qualquer está bem abaixo de sua capacidade ou potencial". As habilidades mais consideradas têm sido a leitura e a escrita. Fatores explicativos foram inicialmente buscados entre aqueles de natureza biológica enquanto que, em proposições mais recentes, fatores cognitivos têm merecido investigação. Assim é que deficiências no processo da atenção, da memória ou da linguagem são frequentem ente consideradas como fatores nos distúrbios específicos de aprendizagem. Do mesmo modo, pode acontecer que incapacidades de leitura e escrita possam ser remontadas à distorção de certas representações fundamentais ou mesmo estruturas pré-representacionais. Deve-se acrescentar, ainda, o reconhecimento bastante recente da situação total de desenvolvimento da criança, sua motivação e experiências sociais, o que vem provocando importantes reformulações ou tipo de programação oferecida a crianças com deficiências específicas de aprendizagem. É certo que a imagem da criança com deficiência de aprendizagem obtida no contexto das relações de pais, colegas e professores pode revelar que o problema sofre influências significativas por parte de um outro componente desse sistema de interações... | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1979_art_mlldallago.pdf | 3,91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.