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Tipo: Artigo de Periódico
Título : Avaliação cognitiva de pessoas idosas em atendimento ambulatorial
Título en inglés: Cognitive assessment on elderly people under ambulatory care
Autor : Zortea, Bruna
Gautério-Abreu, Daiane Porto
Santos, Silvana Sidney Costa
Silva, Bárbara Tarouco da
Ilha, Silomar
Cruz, Vânia Dias
Palabras clave : Idoso;Cognição;Uso de Medicamentos
Fecha de publicación : ene-2015
Editorial : Rev Rene
Citación : ZORTEA, B. et al. Avaliação cognitiva de pessoas idosas em atendimento ambulatorial. Rev Rene, Fortaleza, v. 16, n. 1, p. 123-31, jan./fev. 2015.
Resumen en portugués brasileño: Objetivo: identificar o estado cognitivo de pessoas idosas em atendimento ambulatorial; investigar a associação entre o estado cognitivo e as variáveis sociodemográficas, condições de saúde, número de medicamentos e adesão aos medicamentos. Método: estudo transversal, exploratório, descritivo, com abordagem quantitativa, realizado com 107 pessoas idosas em atendimento ambulatorial em um hospital universitário do sul do Brasil, no período de novembro de 2013. Foram utilizadas as variáveis: gênero, idade, condição civil, renda, escolaridade, ocupação, doenças crônicas não transmissíveis preexistentes, número e tipo de medicamentos prescritos, adesão, escore mini mental e status cognitivo. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva e inferencial. Resultados: a prevalência de déficit cognitivo foi de 42,1% e teve associação estatisticamente significativa com escolaridade, renda, condição civil, hipertensão e cardiopatia. Conclusão: o Enfermeiro pode intervir para evitar o aumento do déficit cognitivo com uma avaliação da pessoa idosa, direcionada às estratégias facilitadoras para o amenizar.
Abstract: Objective: to evaluate the cognitive state of elderly people under ambulatory care and investigating the connection between such cognitive state and sociodemographic variables, health conditions, number of and adhesion to medicine. Methods: transversal, exploratory, and descriptive study, with a quantitative approach, realized with 107 elderly people under ambulatory care in a university hospital in southern Brazil, in november, 2013. The following variables were used: gender, age, civil status, income, schooling, occupation, preexisting noncommunicable diseases, number and type of prescribed medications, adhesion, mini-mental state examination score, and cognitive status. Data was analyzed through inferential and descriptive statistics. Results: the prevalence of cognitive deficit was of 42.1% and had a statistically significant connection to schooling, income, civil status, hypertension, and cardiopathy. Conclusion: nurses can intervene to avoid the increase of cognitive deficit through an assessment of the elderly person, directed to facilitative strategies to soften this deficit.
Resumen en español: Objetivo: identificar el estado cognitivo de ancianos en atención ambulatoria; investigar la asociación entre el estado cognitivo y las variables sociodemográficas, condiciones de salud, número y adhesión a medicamentos. Método: estudio transversal, exploratorio, descriptivo, cuantitativo, realizado con 107 ancianos en atención ambulatoria en un hospital universitario del sur del Brasil, en noviembre del 2013. Fueron utilizadas las variables género, edad, estado civil, renta, escolaridad, ocupación, enfermedades crónicas no transmisible preexistentes, número y tipo de medicamentos prescritos, adhesión, escore mini mental y status cognitivo. Los datos fueron analizados mediante la estadística descriptiva e inferencial. Resultados: prevalencia de déficit cognitivo fue de 42,1% y asociación estadística significativa con escolaridad, renta, estado civil, hipertensión y cardiopatía. Conclusión: el enfermero puede intervenir para evitar el aumento del déficit cognitivo con evaluación del anciano, direccionada a las estrategias que faciliten para disminuir esto déficit.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11303
ISSN : 2175-6783 On line
Aparece en las colecciones: DENF - Artigos publicados em revistas científicas

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