Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11185
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRogério, Pedro-
dc.contributor.authorParente, Filipe Ximenes-
dc.date.accessioned2015-03-31T14:57:51Z-
dc.date.available2015-03-31T14:57:51Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationPARENTE, Filipe Ximenes. A música local na escola cearense: uma análise sobre as trajetórias de formação docente. 2015. 135f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11185-
dc.description.abstractThis study analyzed the trajectory of three students of the degree course in Music of the Federal University of Ceará (UFC) to the time when the educational project entitled "local music school in Fortaleza," was presented to the said students in the discipline of supervised. For such studies, we focused on the training process, the accumulation of capital and the work with the local music. We consider primarily the interviews, in order to analyze the trajectory of training of students cited; order to identify what capital they have accumulated during their training, which became advantages and / or disadvantages in their teaching practice with the Ceará music, and field observation. The analysis and interpretation of data were made with theoretical and methodological contribution of theorists such as Zoltan Kodály, which is used as main repertoire local music on your music education project; Keith Swanwick, to analyze the musical practices; and the concepts of habitus, field and capital Pierre Bourdieu, who provided us with the conceptual contribution needed to understand the formation of the teaching practice of the subjects of this research.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectSupervisedpt_BR
dc.subjectCareer trainingpt_BR
dc.subjectEstagiários(Música) – Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectProgramas de estágios – Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectMúsica – Estudo e ensino(Estágio) – Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectProfessores de música – Formação – Fortaleza(CE)pt_BR
dc.titleA música local na escola cearense: uma análise sobre as trajetórias de formação docentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho analisou a trajetória de três estudantes do curso de licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará (UFC) até o momento em que o projeto pedagógico, intitulado “a música local na escola cearense”, foi apresentado aos citados estudantes na disciplina de estágio supervisionado. Para tais estudos, enfocamos o processo formativo, o acúmulo de capitais e o trabalho desenvolvido com a música local. Consideramos prioritariamente as entrevistas, com o objetivo de analisar a trajetória de formação dos citados estudantes; buscando identificar quais capitais eles acumularam durante a sua formação, que se converteram em vantagens e/ou desvantagens em sua prática docente com a música cearense, e a observação de campo. A análise e interpretação dos dados foram realizadas com aporte teórico e metodológico de teóricos, como Zoltan Kodály, que usou como repertório principal a música local em seu projeto de musicalização; Keith Swanwick, para analisar as práticas musicais; e os conceitos de habitus, campo e capital de Pierre Bourdieu, que nos forneceram o aporte conceitual necessário para compreender a formação da prática docente dos sujeitos desta pesquisa.pt_BR
dc.title.enThe local music school in Ceará: an analysis of teacher training pathspt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_dis_fxparente.pdf1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.