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dc.contributor.advisorSilva, Maria Goretti de Vasconcelos-
dc.contributor.authorAndrade, Francisco Neuzimar de Azevedo-
dc.date.accessioned2015-03-30T16:21:47Z-
dc.date.available2015-03-30T16:21:47Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationANDRADE,Francisco Neuzimar de Azevedo. Mediação do lúdico como fator de motivação na aprendizagem significativa no ensino da tabela periódica. 2015. 73 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11151-
dc.description.abstractThe need to develop a significant learning induces the teacher the production and application of new strategies for transmission and reception of content. In this context, the application of educational games in teaching makes the work more dynamic and efficient teaching. Researchers indicate that the use of educational games as psycho feature can be of great importance for learning, bringing to the student the opportunity to learn content through more dynamic methods in the classroom. When the playful aspect is aroused in the student, facilitates learning, mental development to content, contributing to a significant learning. The educational game is one of the tools that teachers can develop to assist in the construction of knowledge in any area of education. Considering the importance of learning about the periodic table and the use of educational games in aid of education, this study aimed to produce an educational game and analyze its contribution to meaningful learning of the periodic table content in high school. They were initially developed and applied two questionnaires with teachers from a private school in the city of Sobral-CE. The questionnaire covered the teaching of the Periodic Table through the adopted textbook, the use of educational games as a teaching and learning tool and a selection of thirty (30) chemical elements considered relevant , which were used as parameters in the preparation of the material. In the second phase was produced, along with the students in each grade, a board game with 30 elements and their characteristics. The game was applied on 1st class, 2nd and 3rd years totaling 99 participants. Data were collected through participation and implementation of pre-and post-test questionnaires. There was a participation and interaction in the classroom playing a pleasurable learning. After application of game data were collected and compared with the previous information the application, there was a substantial increase in learning about the chemical elements and the periodic table.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTabela periódica dos elementos químicospt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleMediação do lúdico como fator de motivação na aprendizagem significativa no ensino de tabela periódicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.co-advisorMagalhães, Antônio Carlos-
dc.description.abstract-ptbrA necessidade de desenvolver uma aprendizagem significativa induz ao professor a produção e aplicação de novas estratégias de transmissão e recepção de conteúdo. Nesse contexto, a aplicação de jogos didáticos no ensino torna o trabalho do docente mais dinâmico e eficiente. Pesquisadores indicam que o uso de jogos educativos como recurso psicopedagógico pode ser de grande importância para o aprendizado, trazendo para o aluno a possibilidade de aprender conteúdos através de métodos mais dinâmicos em sala de aula. Quando o aspecto lúdico é despertado no aluno, facilita a aprendizagem, com desenvolvimento mental para o conteúdo, colaborando para uma aprendizagem significativa. O jogo educativo é uma das ferramentas que o professor pode desenvolver para auxiliar na construção dos conhecimentos em qualquer área do ensino. Considerando a relevância da aprendizagem sobre Tabela Periódica e a utilização de jogos didáticos no auxílio do ensino, o presente trabalho teve como objetivo geral produzir um jogo didático e analisar a sua contribuição para a aprendizagem significativa do conteúdo Tabela Periódica no ensino médio. Inicialmente foram elaborados e aplicados dois questionários com os docentes de uma escola particular da cidade de Sobral-CE. Os questionários abordaram o ensino de Tabela Periódica através do livro didático adotado, o uso de jogos didáticos como ferramenta de ensino-aprendizagem e a seleção de 30 (trinta) elementos químicos considerados relevantes, que foram usados como parâmetros na elaboração do material. No segundo momento foi produzido, junto com os alunos em cada série, um jogo de tabuleiro com os 30 elementos e suas características. O jogo foi aplicado em turmas de 1°, 2° e 3° anos totalizando 99 participantes. Os dados foram coletados através da participação e aplicação de questionários pré- e pós-teste. Observou-se uma participação e interação em sala de aula reproduzindo uma aprendizagem prazerosa. Após aplicação do jogo os dados foram coletados e comparados com as informações anteriores a sua aplicação, observou-se um aumento substancial da aprendizagem sobre os Elementos Químicos e a Tabela Periódica.pt_BR
dc.title.enPlayful mediation as a motivating factor in meaningful learning in the periodic table of teachingpt_BR
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