Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10638
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBraga, Francisco Valdemiro-
dc.contributor.authorLeite, Claudécio Gonçalves-
dc.date.accessioned2015-02-19T11:23:20Z-
dc.date.available2015-02-19T11:23:20Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationLEITE, Claudécio Gonçalves. A construção histórica dos sistemas de numeração como recurso didático para o Ensino Fundamental I. 2014. 52 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Juazeiro do Norte, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10638-
dc.description.abstractUsing the history of number systems is to create different moments for the student to experience experiences in the construction of numbers and that these will come to understand that the system used today by many cultures is a creation of all mankind. The work will speak on the topic numbering systems, using existing publications on that subject, making thus a wide bibliographic in textbooks, technical books on the subject and also results of external evaluations provided by official bodies. The objectives turn to one of the history of mathematics, as a source of understanding of the decimal numbering system, using the historical line of building other number systems so that students can compare these number systems with the system decimal and thus better understand our numbers. We believe that a view of mathematics as a ready science, which should only be "served" in the classroom, we have no more space in the classes of a society undergoing rapid and profound changes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e Ensinopt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental Ipt_BR
dc.subjectSistemas de numeraçãopt_BR
dc.titleA construção histórica dos sistemas de numeração como recurso didático para o Ensino Fundamental Ipt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrUtilizar a história dos sistemas de numeração é criar momentos diferenciados para que o aluno vivencie experiências na construção dos números e que esses venham a entender que o sistema usado hoje pelas diversas culturas é uma criação de toda a humanidade. O trabalho dissertará sobre a temática sistemas de numeração, utilizando as publicações já existentes sobre o referido assunto, fazendo, assim, uma ampla consulta bibliográfica em livros didáticos, livros técnicos sobre o assunto e, também, resultados das avaliações externas disponibilizadas pelos órgãos oficias. Os objetivos do trabalho voltam-se para um resgate da história da matemática, como uma fonte de entendimento do sistema de numeração decimal, usando a linha histórica da construção de outros sistemas numéricos a fim de que os alunos possam comparar esses sistemas numéricos com o sistema decimal e assim compreender melhor os nossos números. Acreditamos que uma visão da matemática como uma ciência pronta, que deve ser apenas “servida” em sala de aula, já não tem mais espaço nas aulas de uma sociedade que passa por rápidas e profundas transformações.pt_BR
dc.title.enThe historical construction of numbering schemes as a teaching resource for elementary schoolpt_BR
Appears in Collections:PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_dis_cgleite.pdf1,27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.