Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10613
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Proposta de um caminho para a psicologia junto à classe oprimida por uma psicologia popular |
Authors: | Góis, Cezar Wagner de Lima |
Keywords: | Psicologia;Classe oprimida;Psicologia popular;Conversa individual;Vivência de grupo |
Issue Date: | 1984 |
Publisher: | http://www.revistapsicologia.ufc.br |
Citation: | GÓIS, Cezar Wagner de Lima. Proposta de um caminho para a psicologia junto à classe oprimida por uma psicologia popular. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 2, n.1, 1984, p. 87-122. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente trabalho surgiu da busca de uma Psicologia que pudesse estar mais presente na vida do oprimido. É um projeto de extensão universitária voltado para um esforço profundo e engajado na busca de uma transformação individual e social da classe oprimida. O que apresentamos aqui é um esboço teórico e prático, visando compreender melhor a situação psicossocial e econômica do oprimido, a partir de nossa prática no Pirambu. Nosso mundo psíquico está cheio de "fantasmas psicológicos" que servem bem mais a uma elite intelectual e a um exercício simbólico desvinculado do drama social e humano do nosso povo. É preciso fazer com a Psicologia o mesmo que fez Pichón-Rlviêre com a Psicanálise - levá-la às ruas. Só assim poderemos estar mais próximos da nossa realidade. A psicologia tem um importante papel a desempenhar, mas, de um modo geral, está-se omitindo. Não iremos discutir as razões disso e creio que não é necessário nesse momento. O que propomos, e esse artigo serve para isso, é tentar discutir um caminho para uma Psicologia Popular... |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10613 |
ISSN: | 2179-1740 (online) 0102-1222 (impresso) |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | DPSI - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
1984_art_cwlgois.pdf | 17,63 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.