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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Ana Dulce Batista dos-
dc.contributor.authorOliveira, Kalyane Kelly Duarte de-
dc.contributor.authorRosário, Sâmara Sirdênia Duarte de-
dc.contributor.authorLira, Ana Luisa Brandão de Carvalho-
dc.contributor.authorTourinho, Francis Solange Vieira-
dc.contributor.authorSantos, Viviane Euzébia Pereira dos-
dc.date.accessioned2015-01-09T14:17:35Z-
dc.date.available2015-01-09T14:17:35Z-
dc.date.issued2014-07-
dc.identifier.citationSANTOS, A. D. B. et al. Estratégias de ensino-aprendizagem do processo de enfermagem na graduação e pós-graduação de enfermagem. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental, Rio de Janeiro, v. 6, n. 3, p. 1212-1220, jul./set. 2014.pt_BR
dc.identifier.issn2175-5361 On line-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10416-
dc.description.abstractObjective: to present strategies for teaching and learning of the nursing process used in graduate and postgraduate levels. Method: an integrative review of literature, using the databases CINAHL, LILACS and MEDLINE. The search for the articles was carried through the controlled descriptors: Nursing Process; Education, Nursing; Teaching; Education, Nursing, Diploma Programs; Education, Graduate; using the Boolean operator AND. The sample consisted of eight articles. Results: several strategies of teaching and learning of the nursing process are identified, namely: electronic tools, written case studies, and lecture and theoretical-practical lessons for graduate education. However, there is a lack of studies regarding the teaching of nursing process in post-graduate level. Conclusion: the use of innovative and active methodologies facilitates the learning process, while the restricted approach for theory is a complicating factor. Descriptors: nursing process, education in nursing, teaching.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Pesquisa: Cuidado é Fundamentalpt_BR
dc.subjectEducação em Enfermagempt_BR
dc.subjectProcessos de Enfermagempt_BR
dc.titleEstratégias de ensino-aprendizagem do processo de enfermagem na graduação e pós-graduação de enfermagempt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrObjetivo: apresentar as estratégias de ensino-aprendizagem do processo de enfermagem utilizadas nos cursos de graduação e pós-graduação. Método: revisão integrativa da literatura, utilizando as bases de dados CINAHL, LILACS e MEDLINE. A busca dos artigos foi realizada através dos descritores controlados: Nursing Process; Education, Nursing; Teaching; Education, Nursing, Diploma Programs; Education, Graduate; utilizando o operador boleano AND. A amostra constituiu-se de 8 artigos. Resultados: várias estratégias de ensino-aprendizagem do processo de enfermagem são apontadas, a saber: ferramentas eletrônicas, estudos de caso escritos, aula expositiva e aulas teórico-prática para o ensino de graduação. Entretanto, destaca-se a ausência de estudos referentes ao ensino do processo de enfermagem em nível de pós-graduação. Conclusão: a utilização de metodologias inovadoras e ativas facilita o processo de aprendizagem, enquanto a abordagem restrita à teoria é fator dificultador. Descritores: processos de enfermagem, educação em enfermagem, ensino.pt_BR
dc.description.abstract-esObjetivo: presentar las estrategias para la enseñanza y el aprendizaje del proceso de enfermería utilizadas en los niveles de pregrado y postgrado. Método: revisión integradora de la literatura, utilizando las bases de datos CINAHL, LILACS y MEDLINE. La búsqueda de artículos se realizó a través de los descriptores controlados: Nursing Process; Education, Nursing; Teaching; Education, Nursing, Diploma Programs; Education, Graduate; mediante el operador booleano AND. La muestra constaba de 8 artículos. Resultados: varias estrategias para la enseñanza y el aprendizaje del proceso de enfermería se identifican, es decir: instrumentos electrónicos, estudio de casos por escrito, conferencia y lecciones teórico-prácticas para pregrado. Sin embargo, hay una falta de estudios sobre la enseñanza del proceso de enfermería en el nivel de postgrado. Conclusión: el uso de metodologías innovadoras y activas facilita el proceso de aprendizaje, mientras que el enfoque restricto en la teoría es un factor dificultador. Descriptores: procesos de enfermería, educación en enfermería, enseñanza.pt_BR
dc.title.enStrategies for teaching learning process in nursing graduate and postgraduate nursingpt_BR
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