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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10416
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santos, Ana Dulce Batista dos | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Kalyane Kelly Duarte de | - |
dc.contributor.author | Rosário, Sâmara Sirdênia Duarte de | - |
dc.contributor.author | Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho | - |
dc.contributor.author | Tourinho, Francis Solange Vieira | - |
dc.contributor.author | Santos, Viviane Euzébia Pereira dos | - |
dc.date.accessioned | 2015-01-09T14:17:35Z | - |
dc.date.available | 2015-01-09T14:17:35Z | - |
dc.date.issued | 2014-07 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, A. D. B. et al. Estratégias de ensino-aprendizagem do processo de enfermagem na graduação e pós-graduação de enfermagem. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental, Rio de Janeiro, v. 6, n. 3, p. 1212-1220, jul./set. 2014. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2175-5361 On line | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10416 | - |
dc.description.abstract | Objective: to present strategies for teaching and learning of the nursing process used in graduate and postgraduate levels. Method: an integrative review of literature, using the databases CINAHL, LILACS and MEDLINE. The search for the articles was carried through the controlled descriptors: Nursing Process; Education, Nursing; Teaching; Education, Nursing, Diploma Programs; Education, Graduate; using the Boolean operator AND. The sample consisted of eight articles. Results: several strategies of teaching and learning of the nursing process are identified, namely: electronic tools, written case studies, and lecture and theoretical-practical lessons for graduate education. However, there is a lack of studies regarding the teaching of nursing process in post-graduate level. Conclusion: the use of innovative and active methodologies facilitates the learning process, while the restricted approach for theory is a complicating factor. Descriptors: nursing process, education in nursing, teaching. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Educação em Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Processos de Enfermagem | pt_BR |
dc.title | Estratégias de ensino-aprendizagem do processo de enfermagem na graduação e pós-graduação de enfermagem | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Objetivo: apresentar as estratégias de ensino-aprendizagem do processo de enfermagem utilizadas nos cursos de graduação e pós-graduação. Método: revisão integrativa da literatura, utilizando as bases de dados CINAHL, LILACS e MEDLINE. A busca dos artigos foi realizada através dos descritores controlados: Nursing Process; Education, Nursing; Teaching; Education, Nursing, Diploma Programs; Education, Graduate; utilizando o operador boleano AND. A amostra constituiu-se de 8 artigos. Resultados: várias estratégias de ensino-aprendizagem do processo de enfermagem são apontadas, a saber: ferramentas eletrônicas, estudos de caso escritos, aula expositiva e aulas teórico-prática para o ensino de graduação. Entretanto, destaca-se a ausência de estudos referentes ao ensino do processo de enfermagem em nível de pós-graduação. Conclusão: a utilização de metodologias inovadoras e ativas facilita o processo de aprendizagem, enquanto a abordagem restrita à teoria é fator dificultador. Descritores: processos de enfermagem, educação em enfermagem, ensino. | pt_BR |
dc.description.abstract-es | Objetivo: presentar las estrategias para la enseñanza y el aprendizaje del proceso de enfermería utilizadas en los niveles de pregrado y postgrado. Método: revisión integradora de la literatura, utilizando las bases de datos CINAHL, LILACS y MEDLINE. La búsqueda de artículos se realizó a través de los descriptores controlados: Nursing Process; Education, Nursing; Teaching; Education, Nursing, Diploma Programs; Education, Graduate; mediante el operador booleano AND. La muestra constaba de 8 artículos. Resultados: varias estrategias para la enseñanza y el aprendizaje del proceso de enfermería se identifican, es decir: instrumentos electrónicos, estudio de casos por escrito, conferencia y lecciones teórico-prácticas para pregrado. Sin embargo, hay una falta de estudios sobre la enseñanza del proceso de enfermería en el nivel de postgrado. Conclusión: el uso de metodologías innovadoras y activas facilita el proceso de aprendizaje, mientras que el enfoque restricto en la teoría es un factor dificultador. Descriptores: procesos de enfermería, educación en enfermería, enseñanza. | pt_BR |
dc.title.en | Strategies for teaching learning process in nursing graduate and postgraduate nursing | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DENF - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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