Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/9957
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Antropologia nas encruzilhadas: "que é feito da etnociência?" Algumas reflexões teóricas a partir de pesquisas sobre etnomedicina e etnobotânica no mundo do candomblé
Autor : Serra, Ordep José Trindade
Palabras clave : Antropologia;Etnociência;Etnomedicina;Etnobotânica;Candomblé
Fecha de publicación : 2001
Editorial : http://www.rcs.ufc.br/edicoes
Citación : SERRA, Ordep José Trindade. Antropologia nas encruzilhadas: "que é feito da etnociência?" Algumas reflexões teóricas a partir de pesquisas sobre etnomedicina e etnobotânica no mundo do candomblé. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 32, n. 1/2, p. 120-130, 2001.
Resumen en portugués brasileño: Neste artigo, procuro refletir sobre o acontecido com a etnociência, de que já não se fala, embora tenham progredido, divergindo em rumos distintos, vários estudos "etnocientíficos": a etno-história, etnomusicologia, a etnobiologia, a etnoecologia, etc. Tenho em mira a relação entre esses estudos (cada vez mais interdisciplinares) e a antropologia, que é evocada em todos como um fundamento comum, mas não se mostra capaz de reivindicar-lhes o domínio, nem de unificá-lo, indago o que significa para a antropologia a morte prolífica da etnociência. Evoco debates que marcaram a trajetória da etnopsiquiatria e concluo com a discussão de problemas teóricos da etnobiologia, a propósito de uma pesquisa etnobotânica (e etnofarmacológica) sobre o sistema das "folhas" no candomblé da Bahia.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9957
ISSN : 0041-8862 (impresso)
2318-4620 (online)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2001_art_ojtserra.pdf8,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.