Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/994
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Estudo da morfologia dos ossos tímpano-perióticos de cetáceos da sub-ordem odontoceti (MAMMALIA: CETACEA)
Título em inglês: Morphology study of the tympanoperiotic bones of cetaceans from the sub-order Odontoceti (Mammalia: Cetacea)
Autor(es): Parente, Cristiano Leite
Alves, Maria Ivone Mota
Furtado Neto, Manuel Antonio de Andrade
Monteiro Neto, Cassiano
Palavras-chave: Cetáceo - Ceará
Data do documento: 1999
Instituição/Editor/Publicador: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: PARENTE, Cristiano Leite; ALVES, Maria Ivone Mota.; FURTADO-NETO, Manuel Antônio de Andrade; MONTEIRO-NETO, Cassiano. Estudo da morfologia dos ossos tímpano-perióticos de cetáceos da sub-ordem odontoceti (MAMMALIA: CETACEA). Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v.32, 1999, p. 103-110 .
Resumo: Poucos são os estudos taxonômicos ou morfológicos dos ossos tímpano-perióticos, que constituem o ouvido médio e interno dos cetáces. O presente trabalho tem como objetivo identificar e descrever, numa análise comparativa, as estruturas que formam os osso tímpano-perióticos de seis espécies de pequenos cetáceos que ocorrem na costa no Estado do Ceará, Brasil. Durante o período de janeiro de 1992 a julho de 1996, foram estudados 22 ossos tímpano-perióticos de seis espécies: 15 de Sotalia fluviatilis, 2 de Steno bredanensis, 1 de Stenella clymene, 2 de Tursiops truncatus, 1 de Peponocephala electra e 1 de Ziphius cavirostris. As bulas auditivas foram codificadas e medidas com precisão de 0,05 mm, observando-se 22 características. Também realizou-se, em S. fluviatilis, estudo de simetria bilateral através da comparação das medidas das bulas direita e esquerda, utilizando-se o teste multivariado Hotelling's T2. Não foi observada variação significativa na simetria dos ossos tímpano-perióticos para S. fluviatilis. As relações filogenéticas obtidas pela análise de agrupamento realizada com base nas medidas dos ossos tímpano-perióticos das seis espécies estudadas estão de acordo com árvores filogenéticas obtidas através de análises estatísticas baseadas em seqüências do DNA mitocondrial.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/994
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1999_art_clparente.pdf581,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.