Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/9552
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAndriola, Wagner Bandeira-
dc.contributor.authorRibeiro, Francisco Nazareno Matos-
dc.date.accessioned2014-10-22T13:36:12Z-
dc.date.available2014-10-22T13:36:12Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Francisco Nazareno Matos. Eficácia da formação universitária através da análise da inserção laboral de egressos. 2014. 72f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza (CE), 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9552-
dc.description.abstractHigher education has occupied in recent decades in our country, an increasingly important space within the educational policies, especially regarding the quality of education offered, as well, opening possibilities for the integration of its graduates in the market job. This fact is evidenced mainly by implementing policies of expansion, regulation and evaluation of higher education through the Ministry of Education. This research aims to verify the effectiveness of university education by analyzing the employability of the students who graduated from the Administration course of the Faculdade Cearense. And the specific objectives, define the profile of these graduates, as well as their opinions about the course. The study initially makes a contextualization of public policies for higher education in Brazil, as well as a discussion of the pedagogical project of course researched. A semi-structured to obtain the results of the analysis and construction questionnaire was applied. The results show that there was a job placement of graduates after graduation. They also reveal that graduates demonstrate favorable opinions about the course.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectUniversity educationpt_BR
dc.subjectLabor insertionpt_BR
dc.subjectFaculdade Cearense – Ex-alunos – Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectEnsino superior – Avaliação – Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectAdministração – Estudo e ensino (Superior) – Fortaleza (CE)pt_BR
dc.titleEficácia da formação universitária através da análise da inserção laboral de egressospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA educação superior vem ocupando nas últimas décadas, em nosso país, um espaço cada vez mais relevante dentro das políticas educacionais, notadamente no que concerne à qualidade do ensino ofertado, como também, à abertura de possibilidades para a inserção dos seus egressos no mercado de trabalho. Este fato evidencia-se, sobretudo, pela implementação de políticas de expansão, regulação e avaliação da educação superior através do Ministério da Educação. Esta pesquisa tem como objetivo principal verificar a eficácia da formação universitária através da análise da inserção laboral dos egressos do curso de Administração da Faculdade Cearense. E como objetivos específicos, traçar o perfil desses egressos, bem como suas opiniões a respeito do curso. O estudo faz inicialmente uma contextualização das políticas públicas voltadas para a Educação Superior no Brasil, além de uma abordagem sobre o Projeto Pedagógico do curso pesquisado. Foi aplicado um questionário semi-estruturado para a obtenção dos resultados e construção das análises. Os resultados mostram que houve uma inserção laboral dos egressos após a conclusão do curso. Revelam, também, que os egressos demonstram opiniões favoráveis sobre o curso.pt_BR
dc.title.enEffectiveness of university education by analyzing the employability of graduatespt_BR
Aparece nas coleções:POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_dis_fnmribeiro.pdf1,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.