Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/9551
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlexandre, João Welliandre Carneiro-
dc.contributor.authorSilveira, Fausto Alexandre Vasconcelos-
dc.date.accessioned2014-10-22T13:22:42Z-
dc.date.available2014-10-22T13:22:42Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Fausto Alexandre Vasconcelos. Uma análise comparativa sobre os fatores que afetam a implantação da gestão pela qualidade em Instituições do Ensino Superior. 2014. 111f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza (CE), 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9551-
dc.description.abstractThe implementation of quality management models (GQ) has its origin in private sector institutions and research shows that GQ is a form of management which leads to improvement of the quality of the productive processes among other results QA deployment experiences in the public sector are more scarce and in particular when it comes to higher education institutions (HEIs) deployment examples are rare Research to investigate the causes of this phenomenon in the INSTITUTIONS of HIGHER EDUCATION can contribute to the definition of actions that can reduce in this scenario within this line of research The objective of this work an investigation of critical factors that affect the implementation process of quality management in INSTITUTIONS of HIGHER EDUCATION of the public and private sectors As research methodology qualitative research was applied where from a structured questionnaire and open applied to the units of public and private INSTITUTIONS of HIGHER education which had their deployment experiencespt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectImplementation of quality managementpt_BR
dc.subjectHigher education institutionspt_BR
dc.subjectGestão da qualidade total na educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino superior - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades públicas - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades particulares - Avaliaçãopt_BR
dc.titleUma análise comparativa sobre os fatores que afetam a implantação da gestão pela qualidade em Instituições do Ensino Superiorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA implantação de modelos de Gestão pela Qualidade (GQ) tem sua origem em instituições da iniciativa privada e pesquisas mostram que a GQ é uma forma de gestão que conduz a melhoria da qualidade dos processos produtivos dentre outros resultados Experiências de implantação de GQ no setor público são mais escassas e em especial quando se trata de Instituições de Ensino Superior (IES) os exemplos de implantação são raros A realização de pesquisas que investiguem as causas desse fenômeno nas IES pode contribuir para a definição de ações que possam reduzir nesse cenário dentro dessa linha de pesquisa O objetivo desse trabalho é uma investigação dos fatores críticos que afetam o processo de implantação da Gestão pela Qualidade em IES dos setores público e privado Como metodologia de pesquisa foi aplicada uma pesquisa qualitativa onde a partir de um questionário estruturado e aberto aplicado às unidades de ensino das IES pública e privada que tiveram suas experiências de implantação de GQ Dessa forma foram realizadas análises dos fatores críticos que afetaram essa implantação A pesquisa revelou que ocorreram fatores de sucesso na implantação da GQ nas IES pesquisadas tais como o comprometimento dos serviços técnico-administrativospt_BR
dc.title.enA comparative analysis on the factors affecting the implementation of quality management in higher education institutionspt_BR
Aparece nas coleções:POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_dis_favsilveira.pdf2,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.