Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/9330
Tipo: Artigo de Evento
Título: A origem dos sais nas águas subterrâneas dos aquíferos costeiros no Município de Caucaia-Ceará
Autor(es): Aguiar, Robério Bôto de
Santiago, Maria Marlúcia Freitas
Mendes Filho, Josué
Frischkorn, Horst
Palavras-chave: Águas subterrâneas;Hidroquímica;Isótopos ambientais;Salinização
Data do documento: 2000
Instituição/Editor/Publicador: Joint World Congress on Groundwater
Citação: AGUIAR, R. B. et al. A origem dos sais nas águas subterrâneas dos aquíferos costeiros no Município de Caucaia-Ceará. In: JOINT WORLD CONGRESS ON GROUNDWATER, 1., São Paulo. Anais... São Paulo: ABAS, 2000.
Resumo: A água subterrânea armazenada nos sistemas aqüíferos Dunas e Dunas/Barreiras, responsável pelo abastecimento d’água da região costeira do município de Caucaia, foi estudada sob o aspecto de salinidade. As análises de 40 amostras coletadas em setembro/98, fevereiro/99 e junho/99, mostraram que as águas deste sistema aqüífero são de baixa a média salinidade, com condutividade elétrica na faixa de 157 mS/cm a 885 mS/cm, comparada com a salinidade das águas dos poços perfurados em rochas cristalinas existentes na área, que apresentam condutividades elétricas entre 1000 mS/cm e 4630mS/cm. As análises dos isótopos estáveis oxigênio-18 e deutério mostram que os cloretos encontrados nas águas amostradas são provenientes dos aerossóis marinhos ou “”sea spray” não da contribuição direta da água do mar.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9330
Aparece nas coleções:DEHA - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2000_eve_hfrischkorn_a.PDF438,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.