Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/9264
Tipo: Artigo de Evento
Título : Desenvolvimento de uma metodologia para auditoria de passivo ambiental e sua aplicação ás obras do complexo portuário do pecém
Autor : Aquino, Marisete Dantas de
Mota, Francisco Suetônio Bastos
Pitombeira, Erasmo da Silva
Palabras clave : Auditoria ambiental;Passivo ambiental;Porto do Pecém;Estado do Ceará
Fecha de publicación : 2002
Editorial : SIMPÓSIO ÍTALO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL
Citación : AQUINO, M. D.; MOTA, S.; PITOMBEIRA, E. S Desenvolvimento de uma metodologia para auditoria de passivo ambiental e sua aplicação às obras do complexo portuário do Pecém. In: SIMPÓSIO ÍTALO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 6., 2002, Vitória, ES. Anais... Vitória, ES: ABES, 2002. p. 1-10.
Resumen en portugués brasileño: O trabalho teve como objetivo desenvolver uma metodologia para realização de auditoria do passivo ambiental, para sua posterior aplicação ao Complexo Portuário do Pecém, no Estado do Ceará. Foram levantados os impactos negativos previstos no EIA/RIMA e as medidas mitigadoras propostas para os mesmos. Através de visitas e levantamentos feitos na área, verificou-se: se os impactos negativos previstos realmente ocorreram; se as medidas mitigadoras propostas foram eficazes ou não; se ocorreram outros impactos negativos não previstos no EIA / RIMA; o passivo ambiental resultante da implantação total ou parcial dos empreendimentos. Como resultado da auditoria, foram propostas medidas reparatórias e/ou compensatórias para minimizar os impactos negativos e maximizar os benefícios do empreendimento, bem como foi apresentada uma análise prognóstica dos resultados esperados da adoção das mesmas.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9264
Aparece en las colecciones: DEHA - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2002_eve_fsbmota_desenvolvimento.pdf301,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.