Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/9234
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O turismo e os ícones urbanos e arquitetônicos
Autor(es): Paiva, Ricardo Alexandre
Palavras-chave: ícones urbanos e arquitetônicos;Turismo;intervenção urbana;imagem turística
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: R. B. Estudos Urbanos e Regionais
Citação: PAIVA, R. A. O turismo e os ícones urbanos e arquitetônicos. R. B. Estudos Urbanos e Regionais, v.16, n.1, p.107-123, / Maio 2014
Resumo: Este artigo analisa teórica e historicamente a relação entre o turismo e os ícones urbanos e arquitetônicos, enfatizando o seu papel no panorama contemporâneo. Enfoca ainda a importância destes artefatos (edifícios e grandes projetos e intervenções urbanas) no contexto da produtividade e competitividade urbanas e, consequentemente, na veiculação da imagem turística dos lugares. Discute-se criticamente como a lógica do consumo reforça a relação entre o turismo, os ícones urbanos e arquitetônicos e a imagem turística, que, condicionada pelas práticas sociais (econômicas, políticas e cultural-ideológicas) da globalização, tem direcionado sobremaneira o planejamento, a gestão, as intervenções urbanas, assim como o processo de espetacularização da arquitetura e valorização da sua carga simbólica.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9234
ISSN: 2317-1529
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DAUD - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_art1_rapaiva.pdf2014_art_turismo282,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.