Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/9152
Tipo: Dissertação
Título: Crescimento e produção do coqueiro anão em função de aplicações de nitrogênio e potássio via fertirrigação na região litorânea do Ceará.
Título em inglês: Growing and production of the dwarfed coconut palm in function of applications of nitrogen and potassium saw fertigation of the littoral region of the Ceará State.
Autor(es): Matias, Sammy Sidney Rocha
Orientador: Aquino, Boanerges Freire de
Palavras-chave: Nutrição Florestal;Coqueiro;nitrogênio;potássio
Data do documento: 2005
Citação: MATIAS, S. S. R. Crescimento e produção do coqueiro anão em função de aplicações de nitrogênio e potássio via fertirrigação na região litorânea do Ceará. 2005. 56 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia/Solos e Nutrição de Plantas) - Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2005.
Resumo: O cultivo do coqueiro anão vem crescendo no Ceará em virtude da grande procura do produto pelas grandes indústrias. Os objetivos do presente estudo foram avaliar: a) os efeitos de diferentes doses de nitrogênio e potássio, aplicadas via fertirrigação, sobre o crescimento e produção do coqueiro anão cultivado em solos arenosos da região litorânea do Ceará, b) determinar os níveis críticos desses nutrientes na folha da planta adulta e estabelecer as doses de N e K que propiciem a máxima eficiência de resposta para a cultura nas condições edafoclimáticas da região do Estado do Ceará. O trabalho foi conduzido em plantação comercial de coqueiro anão implantada pela Embrapa Agroindústria Tropical em área de produtor (Latitude 3º 17’ Sul, Longitude 39º 15’ Oeste e altitude de 30 metros), no período de dezembro de 2002 a dezembro de 2003, no município de Paracuru-CE, próximo ao Perímetro Irrigado Curu-Paraipaba. A variedade estudada foi a anão verde do Jiqui. O solo da região é classificado como Neossolo Quartzarênico. O delineamento utilizado foi o de blocos casualisados com quatro repetições, totalizando 40 unidades experimentais, com 10 tratamentos, consistindo de cinco doses de nitrogênio e cinco de potássio combinadas, de acordo com modelo da matriz experimental Plan Puebla III. Foram feitas coletas de solo e das folhas 4 e 9, medições da altura, número de folhas, de folíolos na folha três, de frutos, de cachos, peso do fruto, volume de água do fruto, circunferências equatorial e polar e °Brix. Com base nos resultados obtidos pela superfície de resposta, foi possível determinar os pontos de máxima eficiência de resposta para algumas variáveis estudadas. A aplicação de nitrogênio e potássio no solo causou efeitos significativos nas características da planta e do solo estudados. A máxima eficiência de resposta para a altura, circunferência do coleto, números de folhas, de folíolos na folha 3, de flores femininas, de frutos, de cachos, em peso do fruto, as circunferências equatorial e polar, o volume de água do fruto e o °Brix, foi verificada no T4 (1260gN e 1680g K2O/planta/ano e de 2100gN e 3500gK2O/planta/ano, com três e quatro anos de idade respectivamente). As aplicações de N e K no solo elevaram significativamente para mais os teores de nitrogênio e potássio nas folhas e no solo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9152
Aparece nas coleções:PPCS - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_dis_ssrmatias.pdf404,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.