Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/9136
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDieb, Messias Holanda-
dc.contributor.authorOliveira, Maria de Fátima Brito Fontenele-
dc.date.accessioned2014-09-22T17:34:49Z-
dc.date.available2014-09-22T17:34:49Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Maria de Fátima Brito Fontenele. Reprodução interpretativa na infância Tapeba: um estudo sobre a apropriação cultural dessa etnia. 2014. 141f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9136-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectCultures of the Tapeba childhoodpt_BR
dc.subjectInterpretative reproductionpt_BR
dc.subjectCrianças indígenas - Aspectos sociais - Caucaia(CE)pt_BR
dc.subjectÍndios Tapeba - Identidade étnicapt_BR
dc.subjectÍndios Tapeba - Usos e costumespt_BR
dc.titleReprodução interpretativa na infância Tapeba: um estudo sobre a apropriação cultural dessa etniapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa tem como objetivo descrever os principais aspectos das culturas da infância Tapeba, com base nas produções culturais dessa etnia e na reconstrução dos significados dessas produções pelas crianças. Como fundamentação teórica para o alcance de tal objetivo, baseamo-nos na Sociologia da Infância, e para esse fim foram utilizados principalmente os estudo de Sarmento (2003, 2004, 2005), Corsaro (2009), Canclini (2000) e Bujes (1012). Os dados analisados resultaram de uma pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, constituído a partir da técnica da entrevista semiestruturada e da observação participante. A análise realizada revelou que as crianças são sujeitos que participam ativamente dos processos culturais da comunidade Tapeba, que se apropriam dos costumes dessa etnia na escola e na família. Além disso, essas crianças criam e recriam sua cultura nas práticas lúdicas entre pares. Portanto, elas criam e recriam sua cultura no brincar, nas atividades escolares e no cotidiano familiar.pt_BR
dc.title.enTapeba interpretive reproduction in childhood: a study on the cultural appropriation of ethnicitypt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_dis_mfbfoliveira.pdf3,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.