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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/9136
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Dieb, Messias Holanda | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Maria de Fátima Brito Fontenele | - |
dc.date.accessioned | 2014-09-22T17:34:49Z | - |
dc.date.available | 2014-09-22T17:34:49Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Maria de Fátima Brito Fontenele. Reprodução interpretativa na infância Tapeba: um estudo sobre a apropriação cultural dessa etnia. 2014. 141f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9136 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Cultures of the Tapeba childhood | pt_BR |
dc.subject | Interpretative reproduction | pt_BR |
dc.subject | Crianças indígenas - Aspectos sociais - Caucaia(CE) | pt_BR |
dc.subject | Índios Tapeba - Identidade étnica | pt_BR |
dc.subject | Índios Tapeba - Usos e costumes | pt_BR |
dc.title | Reprodução interpretativa na infância Tapeba: um estudo sobre a apropriação cultural dessa etnia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta pesquisa tem como objetivo descrever os principais aspectos das culturas da infância Tapeba, com base nas produções culturais dessa etnia e na reconstrução dos significados dessas produções pelas crianças. Como fundamentação teórica para o alcance de tal objetivo, baseamo-nos na Sociologia da Infância, e para esse fim foram utilizados principalmente os estudo de Sarmento (2003, 2004, 2005), Corsaro (2009), Canclini (2000) e Bujes (1012). Os dados analisados resultaram de uma pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, constituído a partir da técnica da entrevista semiestruturada e da observação participante. A análise realizada revelou que as crianças são sujeitos que participam ativamente dos processos culturais da comunidade Tapeba, que se apropriam dos costumes dessa etnia na escola e na família. Além disso, essas crianças criam e recriam sua cultura nas práticas lúdicas entre pares. Portanto, elas criam e recriam sua cultura no brincar, nas atividades escolares e no cotidiano familiar. | pt_BR |
dc.title.en | Tapeba interpretive reproduction in childhood: a study on the cultural appropriation of ethnicity | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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