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dc.contributor.advisorGomes, Adriana Leite Limaverde-
dc.contributor.authorCosta, Francisca Mônica da Silva-
dc.date.accessioned2014-09-09T14:53:00Z-
dc.date.available2014-09-09T14:53:00Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationCOSTA, Francisca Mônica da Silva. Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC): concepções sobre alfabetização de professores do 1º ano do ensino fundamental na Rede Municipal de Fortaleza. 137f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9017-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectLiteracy teacherspt_BR
dc.subjectConcepts on literacypt_BR
dc.subjectPrograma Alfabetização na Idade Certa - Avaliação - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectAlfabetização - Política governamental - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectProfessores alfabetizadores - Formação - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectProfessores alfabetizadores - Fortaleza(CE) - Atitudespt_BR
dc.titlePrograma de Alfabetização na Idade Certa (PAIC): concepções sobre alfabetização de professores do 1º ano do ensino fundamental na Rede Municipal de Fortalezapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa objetivou analisar as concepções sobre alfabetização de professoras do 1o ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Fortaleza participantes do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC). O estudo tem como referencial teórico a proposta sociointeracionista de Vygotsky (1991, 2001) e de Luria (2010). Apoia-se também nos estudos de Ferreiro e Teberosky (1985) e de Ferreiro (1990, 2001, 2011) sobre concepção de alfabetização e nas contribuições de Tardif e Gauthier (1996), Tardif (2010), Gauthier (1998) e Pimenta (1999, 2012) acerca dos saberes docentes. A pesquisa é de natureza qualitativa do tipo estudo de caso múltiplo, e contou com a participação de seis professoras da rede municipal de Fortaleza, sendo cada uma de um Distrito Educacional. A coleta de dados ocorreu por meio de associação livre de palavras, entrevista, análise de produções escritas de crianças em diferentes níveis psicogenéticos e análise documental de planos de aula das participantes da investigação. Os resultados obtidos sugeriram duas diferentes concepções de alfabetização: a concepção tradicional e a construtivista-interacionista. As duas professoras apresentaram a predominância da concepção tradicional atribuíram importância ao desenvolvimento de pré-requisitos para a alfabetização. Para elas, a alfabetização é um processo cumulativo em que o ensino parte do fácil ao difícil e vincula-se a metodologias tais como treino da leitura, emprego do método silábico e uso do autoditado diário como forma de se evitar o erro. Apesar de ter predominantemente a concepção tradicional, essas docentes caracterizaram os níveis psicogenéticos da língua escrita, mas demonstraram dificuldades e imprecisões em propor intervenções didáticas de acordo com o nível psicogenético da escrita. As quatro professoras defensoras da concepção construtivista-interacionista compreendem a alfabetização como um processo que se inicia antes mesmo da entrada da criança na escola. Para essas professoras, a criança percorre diferentes níveis de conceitualizações na tentativa de compreender a representação alfabética da língua. Verificou-se coerência entre a análise das professoras sobre níveis psicogenéticos de escrita e as sugestões de intervenção. Segundo essas quatro professoras, as crianças constroem conhecimentos e ao professor é atribuído o papel de mediá-los. Conclui-se que, apesar das ações da formação do PAIC se basearem em pressupostos construtivistas-interacionistas, identifiou-se professoras que ainda não consolidaram essa concepção de alfabetização.pt_BR
dc.title.enLiteracy Program at the Right Age (PAIC):literacy concepts of teachers in the 1st year of elementary level of the Municipal Education Systempt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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