Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/9017
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Gomes, Adriana Leite Limaverde | - |
dc.contributor.author | Costa, Francisca Mônica da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2014-09-09T14:53:00Z | - |
dc.date.available | 2014-09-09T14:53:00Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Francisca Mônica da Silva. Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC): concepções sobre alfabetização de professores do 1º ano do ensino fundamental na Rede Municipal de Fortaleza. 137f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9017 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Literacy teachers | pt_BR |
dc.subject | Concepts on literacy | pt_BR |
dc.subject | Programa Alfabetização na Idade Certa - Avaliação - Fortaleza(CE) | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização - Política governamental - Fortaleza(CE) | pt_BR |
dc.subject | Professores alfabetizadores - Formação - Fortaleza(CE) | pt_BR |
dc.subject | Professores alfabetizadores - Fortaleza(CE) - Atitudes | pt_BR |
dc.title | Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC): concepções sobre alfabetização de professores do 1º ano do ensino fundamental na Rede Municipal de Fortaleza | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A presente pesquisa objetivou analisar as concepções sobre alfabetização de professoras do 1o ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Fortaleza participantes do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC). O estudo tem como referencial teórico a proposta sociointeracionista de Vygotsky (1991, 2001) e de Luria (2010). Apoia-se também nos estudos de Ferreiro e Teberosky (1985) e de Ferreiro (1990, 2001, 2011) sobre concepção de alfabetização e nas contribuições de Tardif e Gauthier (1996), Tardif (2010), Gauthier (1998) e Pimenta (1999, 2012) acerca dos saberes docentes. A pesquisa é de natureza qualitativa do tipo estudo de caso múltiplo, e contou com a participação de seis professoras da rede municipal de Fortaleza, sendo cada uma de um Distrito Educacional. A coleta de dados ocorreu por meio de associação livre de palavras, entrevista, análise de produções escritas de crianças em diferentes níveis psicogenéticos e análise documental de planos de aula das participantes da investigação. Os resultados obtidos sugeriram duas diferentes concepções de alfabetização: a concepção tradicional e a construtivista-interacionista. As duas professoras apresentaram a predominância da concepção tradicional atribuíram importância ao desenvolvimento de pré-requisitos para a alfabetização. Para elas, a alfabetização é um processo cumulativo em que o ensino parte do fácil ao difícil e vincula-se a metodologias tais como treino da leitura, emprego do método silábico e uso do autoditado diário como forma de se evitar o erro. Apesar de ter predominantemente a concepção tradicional, essas docentes caracterizaram os níveis psicogenéticos da língua escrita, mas demonstraram dificuldades e imprecisões em propor intervenções didáticas de acordo com o nível psicogenético da escrita. As quatro professoras defensoras da concepção construtivista-interacionista compreendem a alfabetização como um processo que se inicia antes mesmo da entrada da criança na escola. Para essas professoras, a criança percorre diferentes níveis de conceitualizações na tentativa de compreender a representação alfabética da língua. Verificou-se coerência entre a análise das professoras sobre níveis psicogenéticos de escrita e as sugestões de intervenção. Segundo essas quatro professoras, as crianças constroem conhecimentos e ao professor é atribuído o papel de mediá-los. Conclui-se que, apesar das ações da formação do PAIC se basearem em pressupostos construtivistas-interacionistas, identifiou-se professoras que ainda não consolidaram essa concepção de alfabetização. | pt_BR |
dc.title.en | Literacy Program at the Right Age (PAIC):literacy concepts of teachers in the 1st year of elementary level of the Municipal Education System | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_dis_fmscosta.pdf | 3,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.