Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/897
Tipo: Artigo de Periódico
Título: José de Alencar,um criador de autores e de leitores
Autor(es): Lajolo, Marisa
Palavras-chave: Análise do discurso literário;Alencar, José de, 1829-1877 - Crítica e interpretação;Literatura Brasileira;Alencar, José de, 1829-1877 - Análise do discurso literário;Escritores e leitores - Brasil;Sociologia rural - Alencar, José de, 1829-1877
Data do documento: 2009
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Letras
Citação: LAJOLO, M. (2009)
Resumo: Na terça feira, 22 de setembro de 1865, a página 2 do Jornal do Commercio informava aos seus leitores que “À hábil pena do Sr. Conselheiro Dr. José de Alencar, devemos mais uma obra, sob o título de Iracema, lenda do Ceará”. Impresso na Tipografi a carioca de Viana & Filhos às custas do autor, o livro, como se sabe, conta a bela e comovente história da índia tabajara que, morrendo, deixou-nos órfãos no que Oswald de Andrade bem mais tarde vai chamar de matriarcado de Pindorama. Mas não é desta belíssima história de amor e mestiçagem que vai se ocupar este texto. Ele vai se ocupar do livro, mas apenas das franjas – das primeiras páginas – da história da virgem dos lábios de mel. Navegando meio à deriva pelo texto de abertura da obra, que o autor chama de PRÓLOGO (da 1ª edição) e que se formata como carta, este trabalho vai ocupar-se de textos que, fora da história, porém dentro do livro, constroem um leitor e um autor.(...)
Descrição: LAJOLO, Marisa. José de Alencar,um criador de autores e de leitores. Revista de Letras, Fortaleza, v. 1, n. 29, pt. 2, p. 89-91, 2009.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/897
ISSN: 1018051
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_art_M Lajolo.pdf116,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.