Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/896
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Outra “nota à Iracema”: o corpo escrito de Martim
Autor : Silva, Odalice de Castro
Palabras clave : Alencar, José de, 1829-1877 - Visão política e social;Iracema - Alencar, José de, 1829-1877 - Crítica e interpretação;Ficção brasileira - Aspectos sociais;Ficção brasileira - Aspectos históricos;Alencar, José de, 1829-1877 - Análise do discurso literário
Fecha de publicación : 2009
Editorial : Revista de Letras
Citación : Silva, O. C. (2009)
Resumen en portugués brasileño: Vivemos o dia-a-dia entre lembranças que reforçam a importância de José de Alencar para os cearenses. Esculturas que ajudam os nativos e turistas a compor a imagem idealizada de Iracema, o centro da lenda do Ceará, nomes indígenas em algumas ruas e as edições do romance mais famoso, são elementos que asseguram a permanência da obra. A edição bilíngüe de Iracema, em 2005, por ocasião dos 140 anos de publicação daquele que marcou a produção literária no Brasil, passada a primeira metade do século XIX, encarrega-se de reforçar a intenção de marcar os vínculos com a França, através da língua, para a qual o romance foi vertido pela primeira vez em 1928, e de lançá-lo ao mundo globalizado por ícone de nossas origens e relações com a colonização, leia-se, por sucessivas tentativas de dominação européia, de portugueses, franceses e holandeses.(...)
Descripción : SILVA Odalice de Castro. Outra “nota à Iracema”: o corpo escrito de Martim.Revista de Letras, Fortaleza, v. 1, n. 29, pt. 2, p. 101-105, 2009.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/896
ISSN : 1018051
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2009_art_OC Silva.pdf65,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.