Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/8912
Type: Artigo de Periódico
Title: Prática de educação em saúde percebida por escolares
Title in English: Health education practice as perceived by senior high students
Authors: Leite, Cícero Tavares
Vieira, Roberta Peixoto
Machado, Caroline Antero
Quirino, Glauberto da Silva
Machado, Maria de Fátima Antero Sousa
Keywords: Adolescente;Educação em Saúde;Promoção da Saúde
Issue Date: Jan-2014
Publisher: Cogitare Enfermagem
Citation: LEITE, C. T. et al. Prática de educação em saúde percebida por escolares. Cogitare Enfermagem (UFPR), Paraná, v. 19, n. 1, p. 13-19, jan./mar. 2014.
Abstract in Brazilian Portuguese: Estudo quantitativo realizado com 571 estudantes, de 14 a 19 anos de idade, do Ensino Médio de três escolas públicas com o objetivo de descrever percepções de escolares sobre a prática de educação em saúde na escola. A coleta ocorreu após o aceite dos adolescentes e responsáveis legais, de fevereiro a março de 2012, através de questionários com perguntas objetivas, organizados no software Statistical Package for Social Sciences 18.0, com apresentação descritiva, frequencial e em tabelas. Os resultados apontaram que 59% reconheceram a existência de momentos educativos em saúde, abordando a sexualidade (61,5%), álcool e drogas (59,6%). Para 43% não houve escuta qualificada antes das atividades, 66% não reconheceram a participação da Estratégia Saúde da Família e para 56% as intervenções pedagógicas foram avaliadas como insatisfatórias. Conclui-se que a Estratégia Saúde da Família deve atuar junto aos adolescentes para o fortalecimento de vínculos com este público.
Abstract: This quantitative study was undertaken with 571 students aged between 14 and 19 years old from three state senior high schools, aiming to describe the students’ perceptions regarding the practice of health education in the school. Data collection occurred following the acceptance of the adolescents and those legally responsible for them, between February and March 2012, through questionnaires with objective questions, organized using the Statistical Package for Social Sciences software, version 18.0, with data presented through description, frequency and in tables. The results indicated that (59%) recognized the existence of times of health education, addressing sexuality (61.5%), and alcohol and drugs (59.6%). According to those studied, (43%) asserted that there had been no qualified listening prior to the activities, (66%) did not recognize the participation of the Family Health Strategy, and 56% evaluated the pedagogical interventions as dissatisfactory. It is concluded that the Family Health Strategy must work alongside the adolescents so as to strengthen the bonds with this public.
Abstract in Spanish: Estudio cuantitativo realizado con 571 estudiantes, de 14 a 19 años de edad, de la Enseñanza Medio de tres escuelas públicas con el objetivo de describir percepciones de escolares sobre la práctica de educación en salud en la escuela. Los dados fueron obtenidos después que los adolescentes y responsables legales autorizaron, de febrero a marzo de 2012, por medio de cuestionarios con preguntas objetivas, organizados en software Statistical Package for Social Sciences 18.0, con presentación descriptiva, frecuencial y en tablas. Los resultados apuntaron que 59% reconocieron la existencia de momentos educativos en salud, abordando la sexualidad (61,5%), alcohol y drogas (59,6%). Para 43% no hubo escucha cualificada antes de las actividades, 66% no reconocieron la participación de la Estrategia Salud de la Familia y para 56% las intervenciones pedagógicas fueron evaluadas como insatisfactorias. Se concluye que la Estrategia Salud de la Familia debe actuar junto a los adolescentes para el fortalecimiento de vínculos con este público.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8912
ISSN: 1414-8536 Impresso
Appears in Collections:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_art_mfasmachado.pdf226,33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.