Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/8829
Tipo: Dissertação
Título: Utilizando as planilhas eletrônicas para determinar os elementos das cônicas
Título em inglês: Using spreadsheets to determine the elements of Conical
Autor(es): Batista, Fernando do Carmo
Orientador: Silva, Jonatan Floriano da
Palavras-chave: Geometria analítica;Software educacional;Planilhas eletrônicas
Data do documento: 2014
Citação: BATISTA, Fernando do Carmo. Utilizando as planilhas eletrônicas para determinar os elementos das cônicas. 2014. 83 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.
Resumo: Neste trabalho, falaremos sobre cônicas e equação geral do segundo grau, histórico e parte teórica, aplicando estes conhecimentos na elaboração de planilhas eletrônicas para identificar qual a cônica (elipse, hipérbole ou parábola, bem como seus casos degenerados) e determinar seus principais elementos a partir de suas equações, na forma canônica ou geral do segundo grau. Para melhor compreensão e fixação do que vai ser exposto, faremos uso de atividades interativas com a utilização de computador.
Abstract: In this paper, we will discuss general conic and quadratic equation, historical and theoretical part, applying this knowledge in designing spreadsheets to identify which conic (ellipse, parabola or hyperbola, as well as their degenerate cases) and determine its main elements from their equations in canonical or general high school.For better understanding and assessment of what will be, we will make use of interactive activities with the use of computer.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8829
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014 _dis_fcbatista.pdf2,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.