Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/8815
Type: Artigo de Periódico
Title: Comunicação entre a equipe de enfermagem e pessoas com deficiência auditiva
Title in English: Communication between nursing team and people with hearing impairment
Authors: Dantas, Thayana Rose de Araújo
Gomes, Thayris Mariano
Costa, Tatiana Ferreira da
Azevedo, Thalita Rodrigues de
Brito, Silmery da Silva
Costa, Kátia Nêyla de Freitas Macedo
Keywords: Perda Auditiva;Comunicação
Issue Date: Mar-2014
Publisher: Revista Enfermagem UERJ
Citation: DANTAS, T. R. A. et al. Comunicação entre a equipe de enfermagem e pessoas com deficiência auditiva. Rev. enferm. UERJ, Rio de Janeiro, v. 22, n. 2, p. 169-74, mar./abr. 2014.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este estudo objetivou analisar a comunicação entre a equipe de enfermagem e pessoas com deficiência auditiva em um hospital escola, no município de João Pessoa-PB. Pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, realizada com 23 enfermeiros e 21 técnicos de enfermagem no período de agosto de 2011 a janeiro de 2012. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada e tratados com base no referencial da análise de conteúdo. Evidenciou-se que a equipe de enfermagem tem dificuldades de estabelecer comunicação com pessoas com deficiência auditiva, por não conhecer a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), razão por que utilizam estratégias como: leitura labial, mímicas, a escrita e a intermediação de acompanhantes. Como sugestões para melhorar a comunicação, foram citadas inclusão de disciplinas na formação e capacitação em LIBRAS. Conclui-se que é de fundamental importância a inserção dessa temática na formação profissional, a fim de proporcionar uma assistência de qualidade e holística a essa população.
Abstract: This descriptive, quantitative study examined communication between the nursing team and people with hearing impairment at a hospital school in the city of João Pessoa, Paraíba. Data were collected between August 2011 and January 2012 through semi-structured interviews of 23 nurses and 21 nursing technicians, and analyzed using content analysis as a frame of reference. It emerged that nursing teams found great difficulty in communicating with the hearing impaired. Not knowing the Brazilian sign language, LIBRAS, they resorted to strategies such as: lip reading, mimicry, writing, and communicating through patients’ companions. To improve communication, it was suggested including LIBRAS theory and practice courses in nurses’ training. It is concluded that is fundamentally important to introduce this subject in nursing training, so as to assure comprehensive, quality care for this population.
Abstract in Spanish: Este estudio objetivó analizar la comunicación entre equipo de enfermería y personas con deficiencia auditiva en un hospital escuela, en el município de João Pessoa-PB-Brasil. Investigación descriptiva, con abordaje cualitativo, realizada con 23 enfermeros y 21 técnicos de enfermería en el periodo comprendido entre agosto de 2011 y enero de 2012. Los datos fueron obtenidos a través de entrevista semiestructurada y analizados con base en el referencial de análisis de contenido. Se evidenció que el equipo de enfermería tiene bastante dificultad para establecer una comunicación con personas con deficiencia auditiva, especialmente por no conocer la Lengua Brasileña de señales (LEBRAS), utilizando, por lo tanto, estrategias como: lectura labial, mímica, escritura e intermediación de acompañantes. Como sugerencias para mejorar la comunicación fueron mencionadas inclusión de disciplinas en la formación, capacitación y cursos de LEBRAS. Se concluye que es de fundamental importancia la inserción de esa temática en la formación profesional, con el fin de proporcionar asistencia de calidad y holística a esa población.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8815
ISSN: 0104-3552 Impressa
Appears in Collections:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_art_knfmcosta.pdf104,38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.