Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/8745
Tipo: Dissertação
Título : Integral definida: uma abordagem para o ensino médio com o auxílio do software geogebra.
Título en inglés: Definite integral: an approach to high school with the help of geogebra software
Autor : Almeida, Francisco Wescley Cunha de
Tutor: Andrade, Plácido Francisco de Assis
Palabras clave : Cálculo - Ensino médio;Software Geogebra;Aprendizagem
Fecha de publicación : 2014
Citación : ALMEIDA, Francisco Wescley Cunha de. Integral definida: uma abordagem para o ensino médio com o auxílio do software geogebra.. 2014. 41 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Juazeiro do Norte, 2014.
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho tem como objetivo principal inserir, no Ensino Médio, a ideia intuitiva da Integral Definida, o cálculo de áreas abaixo do gráfico de funções positivas, limitadas pelo eixo das abscissas e por retas verticais, ou até mesmo entre funções positivas em um intervalo determinado pelo domínio das mesmas, por exemplo. Para facilitar o entendimento dessas ideias, aliado ao estudo de funções, pode-se fazer o uso de um recurso computacional como o Geogebra, software utilizado como ferramenta de apoio a aprendizagem nas atividades sugeridas nesse trabalho. As atividades aqui propostas destinam-se a alunos do ensino médio. Destaca-se a importância da introdução dessas ideias por estimular a construção de conhecimentos mais sólidos sobre o comportamento de funções. Acredita-se que, assim, a longo prazo, os alunos que ingressarem no Ensino Superior nas disciplinas de Cálculo terão condições melhores de compreender os conceitos necessários e, assim, os índices de reprovação nessas disciplinas serão reduzidos. O trabalho a seguir apresenta uma proposta de atividades sobre o ensino desses tópicos com auxílio do software GeoGebra. Verificou-se que é possível abrir os horizontes no âmbito do ensino e aprendizagem de Matemática no Ensino Médio, com as ideias intuitivas de Cálculo, fazendo o uso de ferramentas diversas, como a utilização de tecnologias apropriadas e que é possível, inclusive, proporcionar aos estudantes novas técnicas de ensino que favoreçam a aprendizagem desses e demais conceitos matemáticos.
Abstract: This work aims to incorporate in high school, the intuitive idea of the Definite Integral, calculation of areas below the positive functions, bounded by the x-axis and vertical lines, or even between positive graph functions in a certain range the area of the same, for example. To facilitate the understanding of these ideas, combined with the study of functions, you can make use of a computational resource such as Geogebra, software used to support learning activities suggested in this work tool. The activities proposed here are intended for high school students. Highlights the importance of introducing these ideas to stimulate the construction of more accurate information on the behavior of functions. It is believed that thus the term, students who enter higher education in the disciplines of calculation will be better able to understand the necessary and thus the failure rates in these disciplines will be reduced concepts. The following work presents a proposal of activities for teaching these topics with the help of GeoGebra software. It was found that you can open the horizons within the teaching and learning of Mathematics in Secondary Education, with intuitive ideas of Calculus, making the use of various tools such as the use of appropriate technologies and that is even possible to provide students new teaching techniques that encourage learning these and other mathematical concepts.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8745
Aparece en las colecciones: PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_dis_fwc almeida2,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.