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dc.contributor.advisorSouza, José Ribamar Furtado de-
dc.contributor.authorLima, Nara Lucia Gomes-
dc.date.accessioned2014-08-07T17:28:37Z-
dc.date.available2014-08-07T17:28:37Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationLIMA, Nara Lucia Gomes. Educação de Jovens e Adultos do campo e a permanência escolar: o caso do Assentamento 25 de Maio, Madalena, Ceará. 2014. 115f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8645-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectCountryside Educationpt_BR
dc.subjectRural Settlementpt_BR
dc.subjectEducação rural - Madalena(CE)pt_BR
dc.subjectEducação de adultos – Madalena(CE)pt_BR
dc.subjectJovens – Educação - Madalena(CE)pt_BR
dc.subjectAssentamentos humanos - Madalena(CE)pt_BR
dc.titleEducação de Jovens e Adultos do campo e a permanência escolar: o caso do Assentamento 25 de Maio, Madalena, Cearápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs baixos índices de escolarização seguido dos elevados índices de analfabetismo da população jovem e adulta que vive no campo tem sido uma preocupação constante por parte do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, estando presente a reivindicação de escolas e de cursos de escolarização para jovens e adultos no interior dos assentamentos rurais provenientes da reforma agrária. Apesar da oferta de EJA ter aumentado a permanência escolar ainda é um desafio a ser superado nos assentamentos rurais do interior do estado do Ceará, visto que menos de 50% dos alunos matriculados permanecem e concluem os cursos. Diante do exposto, a presente pesquisa teve como objetivo estudar quais os aspectos da escola de Ensino Fundamental 25 de Maio II influenciavam a permanência escolar na turma de EJA da Vila do Quieto, assentamento 25 de Maio, cidade de Madalena, Ceará. Pesquisa qualitativa do tipo descritiva e explicativa, que se caracteriza como um estudo de caso, tendo o assentamento 25 de Maio como unidade de pesquisa. Como instrumentos metodológicos, usei a observação participante, a entrevista semiestruturada e a análise do PPP da Escola E.F. 25 de Maio II e do Diário de Aula das turmas de EJA referente aos anos de 2010, 2011 e 2012. Como forma de registro usou-se um diário de campo, um gravador digital e uma câmera fotográfica. Os sujeitos da pesquisa foram alunos e ex-alunos de EJA; uma professora de EJA; a Coordenadora Municipal de EJA. Os fundamentos teórico-metodológicos em que se assenta a pesquisa centram-se nos princípios de Educação Libertadora de Freire (1996, 1994, 2000), mantendo diálogo com autores como Giroux (1986), Libâneo (2007,1991), Saviane (2007, 2008), Brandão (1984, 2006), Di Pierro e Haddad (2001), Medeiros (2003), Vendramini (2002), Arroyo, Caldart e Molina (2009, 2004); Dourado (2005), Lenskij (2006), Ens (2012), Oliveira (1999), Carvalho (2006), Furtado (2009), Souza (2011), Barreto (2007). Os resultados da pesquisa revelam que fatores internos a escola como a gestão e a prática pedagógica tem influenciado negativamente a permanência escolar. Um dos grandes dilemas da escola do campo é o fato da mesma ser regida pela Secretaria de Municipal de Educação, mas situar-se fisicamente no contexto do assentamento, que exige outro entendimento de educação, uma concepção de Educação do Campo. A oferta da EJA apenas a nível fundamental não tem garantido a permanência escolar no campo, pois ocorre de forma pontual e descontínua. Assim, a EJA deveria ofertar todos os níveis de conhecimento de forma permanente e continua, além de ser contemplada no PPP da escola.pt_BR
dc.title.enEducation youth and adult school field and residence: the case of the Settlement May 25, Magdalena, Cearápt_BR
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