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Type: Tese
Title: Efeitos de uma intervenção de enfermagem voltada à promoção do método dos dias fixos
Title in English: Effects of a nursing intervention aimed at promoting the Standard Days Method
Authors: Valente, Mayenne Myrcea Quintino Pereira
Advisor: Moura, Escolástica Rejane Ferreira
Keywords: Anticoncepção;Educação em Saúde
Issue Date: 2014
Citation: VALENTE, M. M. Q. P. Efeitos de uma intervenção de enfermagem voltada à promoção do método dos dias fixos. 2014. 153 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.
Abstract in Brazilian Portuguese: O Método dos Dias Fixos (MDF) é uma opção contraceptiva que apesar de compor o leque de métodos anticoncepcionais ofertado nos serviços de planejamento familiar, ainda é pouco divulgado e subutilizado no Brasil. Torna-se, portanto, relevante promover o MDF no Sistema Único de Saúde do país. Neste contexto, estabeleceu-se a tese: a intervenção de Enfermagem baseada em estratégia educativa, utilizando a técnica de oficina, é eficaz na promoção do MDF, melhorando o conhecimento, a atitude e a prática de mulheres com relação ao método. Assim, realizou-se pesquisa quase-experimental, com objetivo de testar intervenção de Enfermagem baseada na utilização da técnica de oficina. Esta seguiu os passos: exercício de apresentação, exercício de integração, exposição dialogada sobre o MDF, confecção do colar, apresentação do uso do colar pelas participantes e avaliação da oficina. Foram incluídas mulheres em idade fértil, usuárias de uma unidade de atenção primária à saúde da Secretaria Executiva Regional VI, de Fortaleza-CE, Brasil. Os dados foram coletados de junho a dezembro de 2013, por meio de entrevista e do inquérito Conhecimento, Atitude e Prática (CAP), aplicado antes da intervenção e após a intervenção (imediatamente e após um e dois meses), com o número de participantes de 102, 47, 30 e 27 mulheres, nos respectivos momentos do inquérito. Os dados foram analisados por meio do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 21.0. Utilizou-se o teste de McNemar para comparar o CAP das participantes antes e após a intervenção. O projeto de pesquisa foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Ceará, seguindo a Resolução nº. 466/12, sendo aprovado conforme protocolo nº. 237.127. As participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A idade das participantes foi em média 26,98 ± 6,96 anos; a renda média mensal foi R$ 1.073,11 ± 721,05; 79 (77,5%) mulheres relataram companheiro fixo; a média de anos de estudo foi de 9,10 ± 2,63 anos; a média de filhos de 1,52 ± 1,51; 100,0% afirmaram uso prévio de algum método anticoncepcional, com 63 (61,8%) referindo efeitos colaterais decorrentes do uso; 70 (68,6%) das mulheres não tinham desejo de engravidar. A intervenção de Enfermagem promoveu melhoria em todos os itens das dimensões conhecimento e atitude nos três inquéritos pós-intervenção. A dimensão prática antes da intervenção e imediatamente mostraram-se inexistente, e entre um e dois meses após a intervenção, passou para 25 (83,3%) e 23 (85,1%), respectivamente. Os inquéritos pós-intervenção apresentaram melhora estatisticamente significante do conhecimento, da atitude e da prática das participantes (p< 0,001) em relação ao inquérito pré-intervenção. Mediante o exposto, confirma-se a tese de que a intervenção de Enfermagem baseada na técnica de oficina educativa é eficaz na promoção do MDF, melhorando o CAP de mulheres com relação ao método.
Abstract: The Standard Days Method (SDM) is a contraceptive option part of the methods offered in the family planning services; however, its disclosure and use are still scarce in Brazil. Therefore, it becomes essential to promote the SDM in the Unified Health System in the country. For this purpose, we established the thesis: Nursing intervention based on educational strategy using the workshop technique is effective in promoting the SDM, improving the knowledge, attitude, and practice of women as regards the method. Thus, we conducted a quasi-experimental research aimed to test a nursing intervention based on the use of the workshop technique. The study followed the steps: presentation exercise, integration exercise, dialogue-exhibition about the SDM, making the necklace, presenting the use of the necklace by participants, and workshop evaluation. We included women of childbearing age, users of a primary health care unit of the 6th Regional Executive Office in Fortaleza-CE, Brazil. Data collection happened from June to December 2013 through interview and Knowledge, Attitude and Practice (KAP) survey applied before and after the intervention (immediately and after one and two months), with 102, 47, 30, and 27 female participants in their respective moments of investigation. Data analysis occurred through the Statistical Package for Social Sciences (SPSS) version 21.0. We used the McNemar’s test to compare the KAP of participants before and after the intervention. We submitted the research project to the Research Ethics Committee of the Universidade Federal do Ceará, in accordance with Resolution No. 466/12, which approved it under protocol No. 237.127. The participants signed the Free and Informed Consent Form. The participants presented an average age of 26.98 ±6.96 years; average monthly income of R$1073.11 ±721.05; 79 (77.5%) women reported being in a stable relationship; average of 9.10 ±2.63 years of education; average of 1.52 ±1.51 child; 100.0% reported previous use of some contraceptive method, with 63 (61.8%) informing side effects from its use; 70 (68.6%) women had no desire to become pregnant. The nursing intervention promoted improvement in all items of knowledge and attitude dimensions in the three post-intervention surveys. The dimension of practice before the intervention and immediately after proved nonexistent, and with one and two months after the intervention it increased to 25 (83.3%) and 23 (85.1%), respectively. The post-intervention surveys presented statistically significant improvement in knowledge, attitude and practice of participants (p< 0.001) compared to the pre-intervention survey. Given the above, we confirm the thesis that the nursing intervention based on educational workshop technique is effective in promoting the SDM, improving the KAP of women regarding the method.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8597
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