Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/8577
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCavalcante, Sueli Maria de Araújo-
dc.contributor.authorCavalcante, Elizabeth de Araújo-
dc.date.accessioned2014-08-04T17:24:25Z-
dc.date.available2014-08-04T17:24:25Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Elizabeth de Araújo. Reconhecimento de saberes e certificação profissional em tecnologia do pescado: um estudo de caso do programa CERTIFIC no nordeste. 2014. 125f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza (CE), 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8577-
dc.description.abstractThe program CERTIFIC ( Recognition of Knowledge and Initial and Continuing Training) is a public policy of social inclusion emerged from a joint partnership and the Ministry of Education ( MEC ) and the Ministry of Labour and Employment. In seeking to provide data to assist in decision making of managers of public education institutions that certify knowledge in the technology of fish , with getting a diagnosis of actions implemented this pilot project in Brazil, in the Northeast, this paper aims to assess the implementation and execution of the program CERTIFIC of fish technology, based on the CIPP model of Stufflebeam. The theoretical framework discusses the evolution of professional education and CERTIFIC program, in addition to presenting the different evaluative conceptions of government programs, emphasizing the method of evaluation of programs defined by Daniel Stufflebeam , called CIPP ( Context, Input, Process and Product ). Then presents initiatives reviews of government programs in the country. This is a qualitative and empirical research , exploratory, case study type. The subjects are informal workers, teachers and administrators involved in the program , established through intentional and non- probability sampling. The results show that there is a need for professional certification in the profile of the fish technology and that agreements and partnerships between institutions concluded in full, were not met. Also diagnosed that the program does not contribute effectively to the increased schooling and continuation. Despite the difficulties faced during implementation of the program the results were positive, it took workers informality and promoted the recognition of their knowledge through certification. The greatest difficulties were identified in relation to financial resources, infrastructure and partnerships. Furthermore, it was noted that in relation to the context, the three locations have the appropriate method of implementing the proposal, reinforced the participants' responses statement listing, as they recognize the need for professional certification in fish technology in the region. It appears, therefore, that the results can assist in making decisions by managers, however, it is necessary to intensify the studies in this area.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectRecognition of knowledgept_BR
dc.subjectProfessional certificationpt_BR
dc.subjectPolíticas Públicas em Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação como Ação Políticapt_BR
dc.subjectTrabalho e educaçãopt_BR
dc.subjectCertificação profissionalpt_BR
dc.titleReconhecimento de saberes e certificação profissional em tecnologia do pescado: um estudo de caso do programa CERTIFIC no nordestept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO programa CERTIFIC (Reconhecimento de Saberes e Formação Inicial e Continuada) é uma política pública de inclusão social surgida a partir de uma articulação e parceria do Ministério da Educação (MEC) e Ministério do Trabalho e Emprego. Na busca de disponibilizar dados que auxilie à tomada de decisão dos gestores das instituições de ensino público que certificam saberes na área de tecnologia do pescado, com a obtenção de um diagnóstico das ações implementadas desse projeto piloto no Brasil, na região Nordeste, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a implementação e execução do programa CERTIFIC em tecnologia do pescado, com base no modelo CIPP de Stufflebeam. A fundamentação teórica discorre sobre a evolução da educação profissional e o programa CERTIFIC, além de apresentar as diferentes concepções avaliativas de programas governamentais, enfatizando o método de avaliação de programas definido por Daniel Stufflebeam, denominado CIPP (Contexto, Insumo, Processo e Produto). Em seguida, apresenta iniciativas de avaliações de programas governamentais no país. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e empírica, de caráter exploratório, do tipo estudo de caso. Os sujeitos participantes são os trabalhadores informais, professores e gestores envolvidos no programa, estabelecidos por meio de amostragem intencional e não-probabilística. Os resultados apontam que existe a necessidade de certificação profissional no perfil da tecnologia do pescado e que os acordos e parcerias celebrados entre as instituições, na íntegra, não foram cumpridos. Diagnosticou também que o programa não contribui efetivamente para a elevação da escolaridade e prosseguimento. Apesar das dificuldades apresentadas ao longo da execução do programa os resultados foram positivos, pois tirou os trabalhadores da informalidade e promoveu o reconhecimento de seus saberes através de uma certificação. As maiores dificuldades apontadas foram em relação aos recursos financeiros, infraestrutura e parcerias. Além disso, pôde-se constatar que em relação ao contexto, as três localidades possuem o perfil adequado para a execução da proposta, afirmação reforçada pelas respostas dos participantes, pois os mesmos reconhecem a necessidade de uma certificação profissional em tecnologia do pescado na região. Constata-se, portanto, que os resultados podem auxiliar na tomada de decisões por parte dos gestores, entretanto, se faz necessário, intensificar os estudos nessa área.pt_BR
dc.title.enRecognition of knowledge and professional certification of fish technology: a case study of the program in the northeast CERTIFICpt_BR
Aparece nas coleções:POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_dis_eacavalcante.pdf951,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.