Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/8435
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Aprendizagem na educação online : análise de conceito |
Title in English: | Learning in online education : analysis of concept |
Authors: | Holanda, Viviane Rolim de Pinheiro, Ana Karina Bezerra Pagliuca, Lorita Marlena Freitag |
Keywords: | Educação à Distância;Instrução por Computador |
Issue Date: | May-2013 |
Publisher: | Revista Brasileira de Enfermagem |
Citation: | HOLANDA, V. R. ; PINHEIRO, A. K. B. ; PAGLIUCA, L. M. F. Aprendizagem na educação online : análise de conceito. Rev. Bras. Enferm., Brasília, v. 66, n. 3, p. 406-11, maio/jun. 2013. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Objetivou-se clarifi car o conceito aprendizagem na educação online, expresso pela literatura da área da saúde. Trata-se de um estudo de análise de conceito, baseado nas etapas do Modelo Evolucionário, destacando-se os atributos, antecedentes, consequentes e termos substitutos. No contexto do ensino online, a aprendizagem é expressa por um processo dinâmico e contínuo de construção ativa do conhecimento e aquisição de habilidades, com separação física entre alunos e professores. Entre os eventos antecedentes abordados sobressaíram: interesse e motivação para aprender; dedicação e autogerenciamento do tempo; interação e ferramentas de comunicação. Quanto aos principais consequentes evidenciados mencionam-se: autonomia do aluno; estudo independente e ativo; e construção do próprio conhecimento. Como termos substitutos predominantes sugiram aprendizagem colaborativa e autoaprendizagem. A compreensão do conceito poderá contribuir para a sua aplicação nas práticas de ensino de enfermagem em ambientes virtuais. |
Abstract: | This work aimed at clarifying the concept learning in online education, expressed by the literature in the area of health. It is a study of analysis of concept, based on the Evolutionary Model, being highlighted attributes, background, consequents and substitute terms. Learning in the context of online education is characterized by a dynamic and continuous process of active construction of knowledge and acquisition of skills, with physical separation between students and teachers. Among the background events discussed stood out: interest and motivation in learning; dedication and time self-management; and interaction and communication tools. The main evident consequents were: student’s autonomy; independent and active study; and construction of own knowledge. The prevailing substitute terms were collaborative learning and self-learning. The understanding of the concept can contribute to its implementation in nursing teaching activities in virtual environments. |
Abstract in Spanish: | Este trabajo tuvo por objetivo aclarar el concepto aprendizaje en la educación online, expresado por la literatura en el área de salud. Se trata de un estudio de análisis de concepto, basado en el Modelo Evolucionario, destacándose atributos, antecedentes, consecuentes y términos substitutos. El aprendizaje, en el contexto de enseñanza online, se caracteriza por ser un proceso dinámico y continuo de construcción activa del conocimiento y adquisición de habilidades, con separación física entre alumnos y profesores. Entre los eventos antecedentes tratados se destacaron: interés y motivación en aprender; dedicación y administración del tiempo; e interacción y herramientas de comunicación. Los principales consecuentes demostrados fueron: autonomía del alumno; estudio independiente y activo; y construcción del propio conocimiento. Los términos substitutos predominantes fueron aprendizaje colaborativo y autoaprendizaje. La comprensión del concepto podrá contribuir para su aplicación en las prácticas de enseñanza de enfermería en los ambientes virtuales. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8435 |
ISSN: | 0034-7167 Impresso |
Appears in Collections: | DENF - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2013_art_vrholanda.pdf | 488,73 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.