Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83639
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSantos, Maria José Costa dos-
dc.contributor.authorSilva, Silvio Henrique Xavier da-
dc.date.accessioned2025-12-02T15:01:38Z-
dc.date.available2025-12-02T15:01:38Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSILVA, Silvio Henrique Xavier da. Jogos didáticos: uma abordagem interdisciplinar no ensino de ciências para o 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Fortaleza. 2025. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Pró-Reitoria de Ensino e Pesquisa, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83639-
dc.description.abstractThe challenges faced by elementary school science teachers require differentiated practices that go beyond mastery of the content. Therefore, it is essential that teachers have a variety of teaching resources to include students in the teaching and learning process, enabling them to experience practices that involve harmonious learning. The research aims to explore the benefits of educational games in the literature and develop a manual for the production of two educational games as educational products. The study begins with the researcher's observation as a science teacher. He observed that, through work with students, they demonstrated disinterest in lectures and became more interested with the involvement of games. By creating games, we aim to provide alternative materials to optimize science classes for 9th graders. The methodology is exploratory, with a qualitative and quantitative approach. It was divided into three phases: The first phase involved examining the authors' perspectives on educational games in the literature. The second phase involved administering a questionnaire to determine which science content attracted the most interest, which types of games were most accessible, and the perceived difficulty of the educational games. The third phase involved a museum outing, where students were introduced to educational games. The research resulted in the creation of a manual with two educational games: the chemical elements dominoes and the ionic bonds deck. The manual describes how the games were created and how they should be used. The conclusion of this research is that the creation of the chemical elements dominoes and the ionic bonds deck is intended to enable the appropriation of science content in a harmonious and fun way.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleJogos didáticos: uma abordagem interdisciplinar no ensino de ciências para o 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Fortalezapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs dificuldades enfrentadas pelos professores de Ciências do Ensino Fundamental, requer práticas diferenciadas, que ultrapasse o domínio dos conteúdos. Portanto, é essencial que o professor tenha diversos recursos didáticos afim de incluir os discentes no processo de ensino e aprendizagem, para que possam vivenciar práticas que envolvam uma aprendizagem de forma harmoniosa. A pesquisa tem como objetivo de estudo buscar na literatura os benefícios dos jogos didáticos, e a construção de manual para a produção de 2 jogos didáticos como produto educacional. O referido trabalho tem como ponto de partida a observação do pesquisador como professor de Ciências, que observou que a realização de trabalhos desenvolvidos com os alunos, onde eles demonstravam desinteresse em aulas expositivas e que passavam a ter mais interesse com envolvimento de jogos. Pretendemos pela criação de jogos, fornecer materiais alternativos para otimizar as aulas de ciências para o 9º ano do ensino fundamental. A metodologia se caracteriza como exploratória, tendo uma abordadem qualitativa e quantitativa. Dividi-se em 3 fases: A primeira fase foi observar na literatura a visão dos autores sobre os jogos didáticos. A segunda fase a aplicação de um questionário, para saber quais conteúdos de ciências tinham mais interesse, que tipos de jogos tinham mais acesso e qual o grau de dificuldade que eles percebiam sobre os jogos didáticos. E a terceira fase um passeio no museu, onde os alunos tiveram o contato com jogos didáticos. A pesquisa teve como resultado a criação de um manual com 2 jogos didáticos: o dominó dos elementos químicos e o baralho das ligações iônicas. O manual descreve como foi criado os jogos, como deve ser utilizado. A conclusão desta pesquisa é que a criação dos jogos dominó dos elementos químicos e baralho da ligação iônica tem a intenção de possibilitar a apropriação de conteúdos de ciências de forma harmoniosa e divertida.pt_BR
dc.title.enEducational games: an interdisciplinary approach to science teaching for 9th grade students at a municipal public school in Fortalezapt_BR
dc.subject.ptbrCiências (Ensino Fundamental)pt_BR
dc.subject.ptbrCiências - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.ptbrJogos no ensino de ciênciaspt_BR
dc.subject.enScience (Elementary School)pt_BR
dc.subject.enScience - Study and teachingpt_BR
dc.subject.enGames in science educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
dc.description.ptbrAcompanha produto educacional: Manual para a confecção e aplicação dos jogos didáticos: dominó dos elementos químicos e baralho da ligação iônicapt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/5272469380515816pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9623-5549pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3144508981197442pt_BR
local.date.available2025-
Aparece en las colecciones: ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2025_dis_shxsilva.pdfDISSERTAÇÃO7,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2025_pe_shxsilva.pdfPRODUTO EDUCACIONAL7,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.