Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83589| Tipo: | Artigo de Periódico |
| Título : | Desigualdade de oportunidade no acesso ao ensino superior nos meios urbano e rural das regiões brasileiras |
| Título en inglés: | Inequality of opportunity in access to higher education in urban and rural environments of brazilian regions |
| Autor : | Tabosa, Francisco José Silva Sousa, Helson Gomes de Moura, Nicole Sarah Carvalho Ponte Ferreira, Francisca Ingrid Gouveia Aguiar, Paulo Lucas da Rocha |
| Palabras clave en portugués brasileño: | Desigualdade de oportunidade;Ensino superior;Educação |
| Palabras clave en inglés: | Inequality of opportunity;Higher education;Education |
| Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Fecha de publicación : | 2025 |
| Editorial : | Revista Econômica do Nordeste |
| Citación : | TABOSA, Francisco José Silva; SOUZA, Helson Gomes ; MOURA, Nicolle Sarah Carvalho Ponte ; FERREIRA, Francisca Ingrid Gouveia ; AGUIAR, Paulo Lucas da Rocha. Desigualdade de oportunidade no acesso ao ensino superior nos meios urbano e rural das regiões brasileiras. Revista Econômica do Nordeste, Fortaleza, v. 56, n.3, p. 42-61, 2025. |
| Resumen en portugués brasileño: | O presente trabalho objetiva mensurar a desigualdade de oportunidade no acesso ao ensino superior, considerando os meios urbano e rural das regiões brasileiras, buscando identificar quais são os principais fatores determinantes da desigualdade de oportunidade no acesso ao serviço estudado. Para tanto, utilizou-se um método probabilístico, a fim de se obter o índice de dissimilaridade da desigualdade de oportunidade, e efetuou-se sua de composição por meio do Valor-Shapley. Os resultados demonstraram que houve queda na desigualdade de oportu nidade estudada durante o período analisado. Além disso, verificou-se que, com uma política pública a qual busque reduzir a desigualdade de oportunidade no acesso ao ensino superior brasileiro – seja ela aplicada no meio urbano, seja no rural –, pode-se obter melhores resultados se for fundamentada sobre o aumento dos níveis de escolaridade e de renda da família, além da inclusão do jovem com idade adequada no ensino superior. |
| Abstract: | The present study aims to measure the inequality of opportunity there is no access to higher education considering the urban and rural environments of the Brazilian regions, seeking to identify how many are the main determinants of inequality of opportunity without access to the service studied. To do so, use a probabilistic me thod to obtain the dissimilarity index of the inequality of opportunity, and its decomposition was effected through the value-Shapley. The results showed that there was a decrease in the inequality of opportunity studied during the period analyzed. In addition, it was verified that a public policy that seeks to reduce inequality of achievement without access to Brazilian higher education, whether applied in urban or rural environments, obtains better re sults if for the one based on the increase of levels of family education and inclusion Of Youth with age, not higher education. |
| URL del documento: | https://www.bnb.gov.br/revista/ren/article/view/1661 |
| URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83589 |
| ISSN : | 2357-9226 |
| ORCID del autor: | https://orcid.org/0000-0003-1280-8907 https://orcid.org/0000-0001-7873-3798 https://orcid.org/0000-0003-0478-1580 https://orcid.org/0009-0007-9305-5041 https://orcid.org/0009-0007-4416-2342 |
| Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/1260299152113875 http://lattes.cnpq.br/6906677347926569 http://lattes.cnpq.br/9246097739948898 http://lattes.cnpq.br/9533022176647359 |
| Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | DEA - Artigos publicados em revista científica |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_art_fjstabosa.pdf | 475,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.