Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83567
Tipo: Dissertação
Título: O uso dos modelos de linguagem de grande escala no ensino da matemática: um olhar investigativo sobre a prática em sala de aula.
Título em inglês: The use of large-scale language models in mathematics teaching: an investigative look at classroom practice.
Autor(es): Vasconcelos, Thyago Teixeira
Orientador: Medeiros Filho, Esdras Soares de
Palavras-chave em português: Matemática ­ - Estudo e ensino;Inteligência artificial;Chatbot;Modelos de linguagem;Engenharia de prompts
Palavras-chave em inglês: Mathematics – Study and teaching;Artificial intelligence;Chatbot;Language models;Prompt engineering
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Data do documento: 2025
Citação: VASCONCELOS, Thyago Teixeira. O uso dos Modelos de Linguagem de Grande Escala no ensino da Matemática: um olhar investigativo sobre a prática em sala de aula. 2025. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências, Departamento de Matemática, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido com intuito de dar suporte ao professor de Matemática em sua prática docente, tendo como alvo alunos do ensino médio de escolas públicas estaduais ou alunos dos 9º anos de escolas públicas municipais. O produto educacional está baseado em alguns tópicos como (Equações do 2°grau e problemas que envolvem Equações do 2º grau) que permitem o uso da Inteligência Artificial como ferramenta interdisciplinar e motivadora para o ensino de Matemática. São utilizadas atividades lúdicas como o uso de LLMs (Modelos de linguagem de Grande Escala), como chatbots educacionais para resolução de problemas, criação de explicações personalizadas, elaboração de questões e exploração de conceitos matemáticos por meio de linguagem natural. Os materiais em anexo são compostos por sugestões de atividades que integram IA e ensino de matemática, promovendo maior engajamento e compreensão por parte dos discentes. Todo material confeccionado foi pensado como ferramenta de ensino-aprendizagem com a finalidade de desenvolver a capacidade de raciocínio lógico, concentração, compreensão conceitual, servindo como base para a motivação no processo de aprendizagem de matemática na educação básica.
Abstract: This work was developed to support mathematics teachers in their teaching, targeting high school students in state public schools or 9th-grade students in municipal public schools. The educational product is based on topics such as quadratic equations and problems involving quadratic equations, which allow the use of Artificial Intelligence as an interdisciplinary and motivating tool for mathematics teaching. Playful activities are used, such as the use of Large-Scale Language Models (LLMs), such as educational chatbots for problem-solving, creating personalized explanations, developing questions, and exploring mathematical concepts through natural language. The attached materials contain suggested activities that integrate AI and mathematics teaching, promoting greater student engagement and understanding. All materials were designed as teaching-learning tools to develop logical reasoning skills, concentration, and conceptual understanding, serving as a basis for motivation in the mathematics learning process in basic education.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83567
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/7238309158990929
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_dis_ttvasconcelos.pdf6,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.