Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83567
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMedeiros Filho, Esdras Soares de-
dc.contributor.authorVasconcelos, Thyago Teixeira-
dc.date.accessioned2025-11-26T17:43:00Z-
dc.date.available2025-11-26T17:43:00Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Thyago Teixeira. O uso dos Modelos de Linguagem de Grande Escala no ensino da Matemática: um olhar investigativo sobre a prática em sala de aula. 2025. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências, Departamento de Matemática, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83567-
dc.description.abstractThis work was developed to support mathematics teachers in their teaching, targeting high school students in state public schools or 9th-grade students in municipal public schools. The educational product is based on topics such as quadratic equations and problems involving quadratic equations, which allow the use of Artificial Intelligence as an interdisciplinary and motivating tool for mathematics teaching. Playful activities are used, such as the use of Large-Scale Language Models (LLMs), such as educational chatbots for problem-solving, creating personalized explanations, developing questions, and exploring mathematical concepts through natural language. The attached materials contain suggested activities that integrate AI and mathematics teaching, promoting greater student engagement and understanding. All materials were designed as teaching-learning tools to develop logical reasoning skills, concentration, and conceptual understanding, serving as a basis for motivation in the mathematics learning process in basic education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO uso dos modelos de linguagem de grande escala no ensino da matemática: um olhar investigativo sobre a prática em sala de aula.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho foi desenvolvido com intuito de dar suporte ao professor de Matemática em sua prática docente, tendo como alvo alunos do ensino médio de escolas públicas estaduais ou alunos dos 9º anos de escolas públicas municipais. O produto educacional está baseado em alguns tópicos como (Equações do 2°grau e problemas que envolvem Equações do 2º grau) que permitem o uso da Inteligência Artificial como ferramenta interdisciplinar e motivadora para o ensino de Matemática. São utilizadas atividades lúdicas como o uso de LLMs (Modelos de linguagem de Grande Escala), como chatbots educacionais para resolução de problemas, criação de explicações personalizadas, elaboração de questões e exploração de conceitos matemáticos por meio de linguagem natural. Os materiais em anexo são compostos por sugestões de atividades que integram IA e ensino de matemática, promovendo maior engajamento e compreensão por parte dos discentes. Todo material confeccionado foi pensado como ferramenta de ensino-aprendizagem com a finalidade de desenvolver a capacidade de raciocínio lógico, concentração, compreensão conceitual, servindo como base para a motivação no processo de aprendizagem de matemática na educação básica.pt_BR
dc.title.enThe use of large-scale language models in mathematics teaching: an investigative look at classroom practice.pt_BR
dc.subject.ptbrMatemática ­ - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.ptbrInteligência artificialpt_BR
dc.subject.ptbrChatbotpt_BR
dc.subject.ptbrModelos de linguagempt_BR
dc.subject.ptbrEngenharia de promptspt_BR
dc.subject.enMathematics – Study and teachingpt_BR
dc.subject.enArtificial intelligencept_BR
dc.subject.enChatbotpt_BR
dc.subject.enLanguage modelspt_BR
dc.subject.enPrompt engineeringpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7238309158990929pt_BR
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_dis_ttvasconcelos.pdf6,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.