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Type: TCC
Title: Dimensionamento de taludes de terra sem percolação por meio da análise de estabilidade
Title in English: Sizing of earth slopes without percolation through stability analysis
Authors: Pedrosa, Wanderson Hugues de Vasconcelos
Advisor: Leme, Rosiel Ferreira
Keywords in Brazilian Portuguese : Dimensionamento de taludes;Modelos matemáticos;Geotecnia
Keywords in English : Slope design.;Geotechnics;Mathematical models
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Issue Date: 2022
Citation: PEDROSA, Wanderson Hugues de Vasconcelos. Dimensionamento de taludes de terra sem percolação por meio da análise de estabilidade. 2025. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: Nas mais diversas obras em que há a necessidade da execução de um talude, é comum a utilização de etapas de pré-dimensionamento pouco precisas que utilizam apenas o tipo de solo ou valores tabelados, ocasionando possíveis retrabalhos em casos de constatada a instabilidade da estrutura. Assim, este trabalho tem por finalidade a determinação de um modelo matemático preditivo, utilizando parâmetros geotécnicos,paraobtenção do ângulo de inclinação de taludes homogêneos e isotrópicos. A metodologia empregada compreendeu, inicialmente, na realização de 632 simulações numéricas, adotando a variabilidade dos parâmetros:altura; peso especifico; ângulo de atrito e coesão no software Geostudio2021.4utilizando os módulos Slope/W e Seep/W. Em seguida, foidefinido ummodelo de regressãonão-linear, utilizando a ferramenta Solver do Microsoft Excel, definiu-se os coeficientes da equação matemática para o cálculo do ângulo do talude para um erro mínimo. O modelo matemáticodeterminado mostrouqueosvalores dealtura, coesão e ângulo de atrito mais baixos apresentaram um erro percentual muito elevado. Foi observado ainda, que a variável do peso especifico poderáser desconsideradada equação devido os baixos valores de seus coeficientes.Para validação da equaçãoproposta, foramutilizadasfaixas de valores apresentadas na literatura para vários tipos de soloe dados fora do espectro de valoresque fez parte do processo de modelagem, além da utilização de uma versão simplificada do modelo de talude estudado no trabalho de Lehmkuhl e Abreu (2021).Os resultados obtidos apresentaramfatores de segurançaaceitáveis para todos os tipos de solo. A presente pesquisa também avaliou,no processo de validação, a estabilidade dos taludes utilizando os conceitos de resistência para solos não saturados. Para esta condição, os modelos apresentaram-se estáveis, com coeficientes de segurança acima dos valores mínimos recomendados. Com isso, os resultados encontrados se mostraram promissores, indicando que omodelo pode ser adotado para umdimensionamentode taludesmais otimizado,com condições aceitáveis de segurança, justificando a sua utilização, de modoque sejam reduzidos custos e tempo.
Abstract: In the most diverse works in which there is a need to execute a slope, it is common to use inaccurate pre-dimensioning steps that use only the type of soil or tabulated values, causing possible reworks in cases of verified instability of the structure. Thus, this work aims to determine a predictive mathematical model, using geotechnical parameters, to obtain the slope angle of homogeneous and isotropic slopes. The methodology used initially comprehended632 numerical simulations, adopting the variability of parameters: height; specific weight; friction and cohesion angle in Geostudio2021.4 software using Slope/W and Seep/W modules. Then, a non-linear regression model was defined, using the Solver tool of Microsoft Excel, the coefficients of the mathematical equation were defined for the calculation of the slope angle for a minimum error. The mathematical model determined showed that the lowest values of height, cohesion and friction angle presented a very high percentage error. It was also observed that the specific weight variable may be disregarded from the equation due to the low values of its coefficients. For validation of the proposed equation, ranges of values presented in the literature for various types of soil and data outside the spectrum of values that were part of the modeling process were used, in addition to the use of a simplified version of the slope model studied in Lehmkuhl's work. and Abreu (2021). The results obtained showed acceptable safety factors for all types of soil. The present research also evaluated, in the validation process, the stability of the slopes using the concepts of resistance for unsaturated soils. For this condition, the models were stable, with safety coefficients above the recommended minimum values. Thus, the results found were promising, indicating that the model can be adopted for the design of slopes with acceptable safety conditions, justifying its use, so that costs and time are reduced.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83349
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/9994444237254943
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/4578405448363245
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:ENGENHARIA CIVIL - Monografias

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