Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83275| Tipo: | Tese |
| Título : | Análise da evasão e da adaptação acadêmica no contexto da gestão universitária |
| Autor : | Carneiro, Juliana Vieira Corrêa |
| Tutor: | Pinho, Ana Paula Moreno |
| Palabras clave en portugués brasileño: | Evasão universitária;Adaptação acadêmica;Permanência;Desinteresse estudantil;Pandemia |
| Palabras clave en inglés: | University dropout;Academic adaptation;Permanence;Student disinterest;Pandemic |
| Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
| Fecha de publicación : | 2025 |
| Citación : | CARNEIRO, Juliana Vieira Corrêa. Análise da evasão e da adaptação acadêmica no contexto da gestão universitária. 2025. Tese (Doutorado em Administração e Controladoria) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumen en portugués brasileño: | A presente tese investiga a evasão universitária no ensino superior público brasileiro, com ênfase nos impactos da pandemia de COVID-19 e nas transformações que ela desencadeou nos processos de adaptação acadêmica dos estudantes ingressantes. Parte-se do pressuposto de que, embora o acesso à universidade tenha se ampliado consideravelmente nas últimas décadas, a permanência ainda constitui um dos maiores desafios das instituições públicas de ensino superior. Defende-se, assim, a tese de que a evasão universitária se configura como um fenômeno complexo e multifacetado, que adquiriu uma dimensão ainda maior no contexto da pandemia. No contexto pós-pandêmico, esse processo ganha contornos ainda mais desafiadores, diante do agravamento das desigualdades sociais, da reestruturação das dinâmicas econômicas e da fragilidade das políticas públicas de permanência. A investigação parte da seguinte questão de pesquisa: como a adaptação acadêmica se manifesta na evasão no contexto pós-pandemia? O objetivo geral compreender como a adaptação acadêmica se manifesta na evasão, no contexto pós pandemia. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, composta por três estudos articulados que compõem o corpo central da tese. Os dois primeiros artigos ancoram-se em entrevistas semiestruturadas com estudantes do curso de Administração da Universidade Federal do Ceará, analisadas com apoio do software IRaMuTeQ, por meio das técnicas de Classificação Hierárquica Descendente (CHD) e Análise de Similitude. No primeiro artigo abordou-se a adaptação universitária e no segundo a evasão do ensino superior. O terceiro artigo realiza uma análise documental e estatística dos índices de evasão nos cursos de Administração e Ciências Contábeis em três universidades públicas nordestinas, destacando as contradições entre políticas de acesso e fragilidade das ações de permanência. A análise dos dados revela que a evasão é produzida pela interseção de múltiplos fatores, entre os quais se destacam: a ausência de orientação vocacional, a insatisfação com o curso escolhido, as dificuldades de adaptação ao ritmo e às exigências acadêmicas, os conflitos entre estudo e trabalho, a precariedade de infraestrutura e transporte, e a escassez de políticas institucionais de acolhimento, escuta e acompanhamento dos estudantes. Esses elementos ganham força em um cenário marcado pelo legado da pandemia, que agravou as vulnerabilidades sociais, isolou afetivamente os alunos e expôs limitações estruturais das universidades. Os resultados apontam que a evasão não ocorre de forma abrupta, mas se configura como um afastamento simbólico progressivo, marcado por sentimentos de inadequação, frustração e desamparo. Conclui-se que enfrentar a evasão requer um redesenho das práticas institucionais, com ênfase na escuta qualificada, no acompanhamento individualizado, na reformulação dos currículos, na flexibilização das trajetórias e na ampliação de políticas afirmativas. A tese propõe, assim, uma abordagem integrada e dialógica da permanência, capaz de articular dimensões pedagógicas, sociais e subjetivas no enfrentamento dos mecanismos que produzem a exclusão universitária. |
| Abstract: | This thesis investigates university dropout rates in Brazilian public higher education, with an emphasis on the impacts of the COVID-19 pandemic and the changes it has triggered in the academic adaptation processes of incoming students. It is assumed that, although access to university has expanded considerably in recent decades, retention remains one of the greatest challenges for public higher education institutions. Thus, it is argued that university dropout rates are a complex and multifaceted phenomenon that has acquired an even greater dimension in the context of the pandemic. In the post-pandemic context, this process takes on even more challenging contours, given the worsening of social inequalities, the restructuring of economic dynamics, and the fragility of public retention policies. The investigation starts from the following research question: how does academic adaptation manifest itself indropout rates in the post-pandemic context? The general objective is to understand how academic adaptation manifests itself in dropout rates in the post-pandemic context. The research adopts a qualitative, descriptive and exploratory approach, consisting of three articulated studies that make up the main body of the thesis. The first two articles are based on semi-structured interviews with students of the Administration course at the Federal University of Ceará, analyzed with the support of the IRaMuTeQ software, through the techniques of Descending Hierarchical Classification (CHD) and Similarity Analysis. The first article addressed university adaptation and the second, dropout from higher education. The third article performs a documentary and statistical analysis of dropout rates in the Administration and Accounting courses at three public universities in the Northeast, highlighting the contradictions between access policies and the fragility of retention actions. Data analysis reveals that dropout rates are caused by the intersection of multiple factors, including: lack of career guidance, dissatisfaction with the chosen course, difficulties in adapting to the pace and academic demands, conflicts between study and work, precarious infrastructure and transportation, and a lack of institutional policies to welcome, listen to, and monitor students. These factors gain strength in a scenario marked by the legacy of the pandemic, which has aggravated social vulnerabilities, emotionally isolated students, and exposed the structural limitations of universities. The results indicate that dropout rates do not occur abruptly, but rather are configured as a progressive symbolic distancing, marked by feelings of inadequacy, frustration, and helplessness. The conclusion is that addressing dropout rates requires a redesign of institutional practices, with an emphasis on qualified listening, individualized monitoring, reformulation of curricula, flexibility of trajectories, and expansion of affirmative action policies. The thesis thus proposes an integrated and dialogical approach to permanence, capable of articulating pedagogical, social and subjective dimensions in confronting the mechanisms that produce university exclusion. |
| URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83275 |
| Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/7397837875282079 |
| ORCID del tutor: | https://orcid.org/0000-0001-9671-8559 |
| Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/3247993445094935 |
| Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | PPAC - Teses defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_tese_jvccarneiro.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.