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Tipo: TCC
Título : Utilização de ferramentas de visualização de dados para auxílio no planejamento e operação de sistemas de transporte público
Título en inglés: Use of data visualization tools to aid in the planning and operation of public transportation systems.
Autor : Silva, João Victor Abreu da
Tutor: Oliveira Neto, Francisco Moraes de
Palabras clave en portugués brasileño: Transporte público;Ônibus;AVL;AFC
Palabras clave en inglés: Public transport;Data visualization;Business intelligence;Bus
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Fecha de publicación : 2022
Citación : SILVA, João Victor Abreu. Utilização de ferramentas de visualização de dados para auxílio no planejamento e operação de sistemas de transporte público. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumen en portugués brasileño: Sistemas de coleta automática de dados, como o sistema de localização automática de veículos e sistema de coleta de tarifa automatizada, têm a capacidade de gerar grandes volumes de informações referentes à operação de transportes públicos, como ônibus. Estes dados, usualmente utilizados para o acompanhamento de receita e monitoramento em tempo real da frota de ônibus, podem também ser armazenados em bancos de dados para análise futura. Por este prisma, sabendo que este grande volume de dados tem potencial de auxiliar o gerenciamento e o planejamento dos sistemas de transportes das cidades, o presente trabalho utiliza dados obtidos a partir desta tecnologia em Fortaleza para a identificação de indicadores de desempenho que podem ser calculados para a constante melhoria da confiabilidade dos serviços de ônibus da cidade. Ademais, o trabalho utiliza técnicas e ferramentas de visualização de dados e business intelligence com o intuito de acompanhar os indicadores determinados ao longo do tempo na cidade, facilitando a análise e o gerenciamento do sistema. No presente trabalho é exposto o método para atingir os objetivos referentes à determinação dos indicadores importantes, a avaliação e cálculo dos indicadores e a proposição da interface de visualização de dados que permite a consulta e análise das diversas linhas de ônibus da cidade ao longo do tempo em diferentes contextos. O trabalho contribui com o conhecimento científico para futuras pesquisas expondo que indicadores de desempenho podem ser calculados por meio destes dados, além de exibir considerações quanto à particularidade dos dados de Fortaleza. Por fim, foi criada uma interface de visualização das informações dos ônibus, tornando o gerenciamento do sistema mais baseado em dados, dirimindo o problema de ineficiência na qualidade e confiabilidade dos sistemas de ônibus do Brasil.
Abstract: Automated data collection systems, such as automatic vehicle location systems and automated fare collection systems, can generate large volumes of information related to the operation of public transports, such as buses. This data, usually used to take account of the revenue collected and the real time monitoring of bus fleets, can also be stored in databases for further analysis. Aware that those large volumes of data have the potential to assist the management and planning of metropolitan public transport systems, this paper utilizes the data obtained using this technology in Fortaleza to identify performance indicators that can be calculated aiming to consistently improve the bus service reliability in the city. Furthermore, the paper uses data visualization and business intelligence tools and techniques to visualize the selected indicators over time in the city, aiming to make the data analysis and management easier. This paper presents the methods used to fulfill the proposed objectives, such as the determination of important indicators, the evaluation and calculation of indicators and the interface proposition that’ll allow querying and evaluating of transit routes in the city over time and at different contexts. This work contributes to future research by showing which performance indicators can be calculated through this data, while also presenting the particularities of the data that need to be addressed. Ultimately, a visualization interface was built for the bus information, further establishing a platform for a data driven management of the public transport system, thus tackling the inefficiency and lack of reliability of the bus service in Brazil.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83248
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/5926660096515143
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/7671802407202251
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: ENGENHARIA CIVIL - Monografias

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