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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83199| Tipo: | Tese |
| Título: | Ensino e aprendizagem em histologia: acesso, validação e usabilidade de tecnologias digitais |
| Título em inglês: | Teaching and learning in histology: access, validation and usability of digital technologies |
| Autor(es): | Furtado, Ismael Pordeus Bezerra |
| Orientador: | Carmona, Virgínia Cláudia Carneiro Girão |
| Coorientador: | Leite Júnior, Antonio José Melo |
| Palavras-chave em português: | Histologia;Realidade Virtual;Tecnologia Educacional |
| Palavras-chave em inglês: | Histology;Virtual Reality;Educational Technology |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MORFOLOGIA |
| Data do documento: | 2025 |
| Citação: | FURTADO, Ismael Pordeus Bezerra. Ensino e aprendizagem em histologia: acesso, validação e usabilidade de tecnologias digitais Tese (Doutorado em Ciências Morfofuncionais) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83199. Acesso em: 23 out. 2025. |
| Resumo: | A presente tese buscou investigar evidências, impacto socioeconômico, hábitos de estudo, práticas da cultura digital, avaliação e validação de tecnologias digitais no ensino de histologia. Este trabalho está dividido em três capítulos sob a forma de Artigos. O primeiro, busca investigar o impacto da origem socioeconômica nos hábitos de estudo e no acesso à tecnologia para o aprendizado de histologia por estudantes brasileiros e africanos e o resultado educacional geral na disciplina de histologia, no período da pandemia de Covid-19. Tratou-se de estudo transversal, descritivo, com abordagem quantitativa, realizado com estudantes de enfermagem, farmácia e biologia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Dos 72 estudantes participantes, a maioria era do sexo feminino, solteira e tinha renda igual ou inferior a um salário-mínimo. Smartphones e PCs portáteis foram os dispositivos preferidos para acessar a internet e a plataforma YouTube para estudar histologia. Uma associação significativa entre uso da internet e fatores socioeconômicos foi encontrada nos níveis mais baixos de escolaridade dos pais. Ao comparar resultados de aprendizagem antes e durante a pandemia de Covid-19, todos os alunos que cursaram a disciplina neste período apresentaram pontuações significativamente mais altas nas avaliações. O segundo Capítulo versa sobre a validação do conteúdo e da técnica de um atlas virtual para o ensino e aprendizagem de histologia. Um estudo metodológico foi realizado no período de junho de 2021 a abril de 2022, com a participação de 11 juízes especialistas nas áreas de ciências morfofuncionais e 11 juízes especialistas em tecnologias de informação. Os somatórios do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) foi de 0,85 para o assunto e 0,91 para a técnica do atlas, respectivamente. Durante a pandemia, o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – DTIC’s permitiu que os estudantes continuassem em contato com o estudo das lâminas de histologia por meio da microscopia virtual. Os resultados sugerem que o Atlas virtual validado foi capaz de promover a aprendizagem de histologia de forma autônoma e independente do laboratório físico. O Atlas foi considerado adequado à sua proposta, compreensível, acessível, atrativo e capaz de proporcionar ajuda no estudo de Histologia. O terceiro artigo trata da avaliação de Usabilidade da Histologia Virtual, plataforma de microscopia virtual desenvolvida para o ensino de Histologia. Utilizando metodologia mista – combinando métodos de natureza Quantitativa como o System Usability Scale (SUS) e como Qualitativa, a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. O estudo alcançou um score SUS de 91,7, recebendo a qualificação de “Melhor Imaginado” – índice de excelência na metodologia SUS. Este trabalho buscou ainda, conhecer a relevância do estudo da Histologia na formação dos discentes de Medicina da Universidade Federal do Ceará – participantes da pesquisa e coletar suas críticas e sugestões para o desenvolvimento da plataforma Histologia Virtual. |
| Abstract: | The present thesis sought to investigate evidence, socioeconomic impact, study habits, practices of digital culture, evaluation and validation of digital technologies in the teaching of histology. This work is divided into three chapters in the form of Articles. The first seeks to investigate the impact of socioeconomic origin on study habits and access to technology for the learning of histology by Brazilian and African students and the general educational result in the discipline of histology during the Covid-19 pandemic. This was a cross-sectional, descriptive study with a quantitative approach, carried out with nursing, pharmacy and biology students from the University of International Integration of Afro-Brazilian Lusophony (UNILAB). Of the 72 participating students, most were female, single and had an income equal to or less than one minimum wage. Smartphones and portable PCs were the preferred devices to access the internet and the YouTube platform to study histology. A significant association between internet use and socioeconomic factors was found in the lower levels of parental education. When comparing learning outcomes before and during the Covid-19 pandemic, all students who took the course during this period had significantly higher scores on the assessments. The second chapter deals with the validation of the content and technique of a virtual atlas for the teaching and learning of histology. A methodological study was carried out from June 2021 to April 2022, with the participation of 11 expert judges in the areas of morphofunctional sciences and 11 expert judges in information technologies. The sums of the Content Validity Index (CVI) were 0.85 for the subject and 0.91 for the atlas technique, respectively. During the pandemic, the use of Digital Information and Communication Technologies (DTIC's) allowed students to continue in contact with the study of histology slides through virtual microscopy. The results suggest that the validated virtual Atlas was able to promote histology learning autonomously and independently of the physical laboratory. The Atlas was considered adequate to its proposal, understandable, accessible, attractive and capable of providing help in the study of Histology. The third article deals with the evaluation of the Usability of Virtual Histology, a virtual microscopy platform developed for the teaching of Histology. Using a mixed methodology – combining methods of a quantitative nature such as the System Usability Scale (SUS) and as a qualitative one, Laurence Bardin's Content Analysis. The study achieved a SUS score of 91.7, receiving the qualification of "Best Imagined" – an index of excellence in the SUS methodology. This work also sought to know the relevance of the study of Histology in the training of medical students at the Federal University of Ceará – participants in the research and to collect their criticisms and suggestions for the development of the Virtual Histology platform. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83199 |
| ORCID do(s) Autor(es): | https://orcid.org/0009-0008-8504-1712 |
| Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/0552099245346620 |
| ORCID do Orientador: | https://orcid.org/0000-0002-0676-8585 |
| Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/5491102217675347 |
| ORCID do Coorientador: | https://orcid.org/0000-0002-5061-1489 |
| Currículo Lattes do Coorientador: | http://lattes.cnpq.br/2610619567290943 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | DMO - Teses defendidas na UFC |
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