Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83089Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Ribeiro, Luís Távora Furtado | - |
| dc.contributor.author | Nogueira, Amanda Maria da Costa | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-15T16:53:12Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-15T16:53:12Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | NOGUEIRA, Amanda Maria da Costa. Observar, investigar e ensinar: a importância do estágio supervisionado em Educação Infantil para a formação do pedagogo. 2025. 35 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83089 | - |
| dc.description.abstract | This study aims to reflect on the importance of the supervised internship experience in the training of future teachers, with an emphasis on Early Childhood Education. Based on bibliographic research and an experience report conducted in a preschool group (Infantil I) within the municipal education network of Fortaleza, the study seeks to understand how the internship contributes to the construction of teaching identity by offering pedagogy students concrete experiences that integrate theory and practice. By engaging with the daily routine of a daycare center, future educators have the opportunity to observe, participate in, and analyze pedagogical practices, developing a sensitive perspective and active listening toward children's needs and the demands of the teaching profession. Professional training becomes more meaningful as the internship allows for real-life experiences, encouraging the intern to reflect on their role, actions, and the concepts underlying their practice. The study concludes that the internship in Early Childhood Education is an essential component in the pedagogical training process, preparing students for future classroom challenges and fostering the development of key skills, knowledge, and attitudes for ethical, critical, and meaningful teaching—both for teachers and for children. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Observar, investigar e ensinar: a importância do estágio supervisionado em Educação Infantil para a formação do pedagogo | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância da experiência do estágio supervisionado na formação do pedagogo, enfatizando o campo da Educação Infantil. Com base em uma pesquisa bibliográfica e no relato de experiência em uma turma de infantil 1, da rede municipal de Fortaleza, busca-se compreender como o estágio contribui para a construção da identidade docente, proporcionando ao estudante de pedagogia vivências concretas que articulam teoria e prática. Ao acompanhar o cotidiano da creche, o futuro professor tem a oportunidade de observar, participar e analisar as práticas pedagógicas, desenvolvendo um olhar sensível e escuta ativa às necessidades das crianças e às demandas da profissão docente. A formação profissional torna-se mais significativa à medida que o estágio possibilita a vivência de situações reais, desafiando o estagiário a refletir sobre seu papel, suas ações e as concepções que sustentam sua prática. Conclui-se que o estágio na educação infantil é um componente essencial na formação do pedagogo, que o prepara para o futuro na sala de aula, favorecendo o desenvolvimento de competências, saberes e atitudes fundamentais para uma atuação ética, crítica e comprometida com uma educação significativa, tanto para o professor, quanto para as crianças. | pt_BR |
| dc.title.en | Observe, investigate and teach: the importance of supervised internship in Early Childhood Education for the training of pedagogues | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Estágio | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Experiência | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Formação docente | pt_BR |
| dc.subject.en | Internship | pt_BR |
| dc.subject.en | Early childhood education | pt_BR |
| dc.subject.en | Experience | pt_BR |
| dc.subject.en | Teacher training | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/6693572305157391 | pt_BR |
| local.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0002-1063-4811 | pt_BR |
| local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/6368042791230986 | pt_BR |
| local.date.available | 2025-10-15 | - |
| Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - DIURNO - TCC | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_tcc_amcnogueira.pdf | 3,35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.