Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83070
Tipo: Tese
Título : Campeões de audiência e também de votos? Desempenho eleitoral de candidatos ligados à radiodifusão
Título en inglés: Audience and voting champions? Electoral performance of broadcasting candidates
Autor : Costa, Débora Silva
Tutor: Sousa, Diógenes Lycarião Barreto de
Co-asesor: Barbalho, Alexandre Almeida
Palabras clave en portugués brasileño: Capital midiático;Eleições municipais;Radiodifusão;Desempenho eleitoral;Efeitos da mídia
Palabras clave en inglés: Media capital;Municipal elections;Broadcasting;Electoral performance;Media effects
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Fecha de publicación : 2025
Citación : COSTA, Débora Silva. Campeões de audiência e também de votos? Desempenho eleitoral de candidatos ligados à radiodifusão. 2025. 320 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumen en portugués brasileño: Este estudo investiga a relação entre o capital midiático e o sucesso eleitoral em eleições locais, com foco nas eleições municipais brasileiras de 2020. A pesquisa busca responder à seguinte pergunta: a posse de capital midiático, seja através da visibilidade ou da propriedade de meios de comunicação, aumenta significativamente as chances de eleição de candidatos a cargos municipais? Para responder a essa questão, o estudo analisa o desempenho eleitoral de candidatos a prefeito e a vereador que têm vínculo com a radiodifusão, seja como comunicadores ou como proprietários de veículos de comunicação. A hipótese central é que o capital midiático confere uma vantagem competitiva significativa, aumentando as chances de êxito eleitoral, com a propriedade de mídia sendo mais vantajosa que a visibilidade midiática. Por meio do cruzamento de dados do TSE e da Anatel, foram identificados em todo o Brasil 4.533 candidatos ligados à radiodifusão, dos quais 3.367 eram comunicadores, 544 eram proprietários de emissoras de rádio e/ou televisão, e 39 eram, ao mesmo tempo, comunicadores e proprietários. As técnicas estatísticas empregadas foram a análise descritiva e exploratória, a análise bidimensional e a modelagem por meio de regressão logística, que permitem comparar o desempenho eleitoral dos diferentes perfis de candidatos ligados à radiodifusão e verificar se a hipótese central é confirmada. Os resultados das duas análises mais simples apontam que os candidatos donos de mídia apresentam uma associação positiva significativa com a eleição, mas os comunicadores demonstram uma associação negativa. No entanto, a regressão logística não encontrou uma ligação estatisticamente significativa com o sucesso eleitoral para nenhum dos dois casos. Além do capital midiático, outras variáveis foram analisadas, revelando que as seguintes características estão associadas a uma maior probabilidade de sucesso eleitoral de um candidato: ser homem, branco, possuir ensino superior, pertencer a um partido grande, fazer parte de uma coligação, possuir patrimônio acima da mediana e disputar um cargo eletivo que já ocupa. Por outro lado, gastar acima da mediana em campanha diminui significativamente as chances de eleição.
Abstract: This study investigates the relationship between media capital and electoral success in local elections, focusing on the 2020 Brazilian municipal elections. The research seeks to answer the following question: does the possession of media capital, whether through visibility or ownership of media outlets, significantly increase the chances of election for candidates for municipal office? To answer this question, the study analyzes the electoral performance of mayoral and council candidates who have a connection to broadcasting, either as communicators or as owners of communication vehicles. The central hypothesis is that media capital confers a significant competitive advantage to candidates, increasing the chances of electoral success, with media ownership being more advantageous than media visibility. By cross-referencing data from the TSE and Anatel, 4,533 candidates with ties to broadcasting were identified throughout Brazil, of whom 3,367 were communicators, 544 were owners of radio and/or television stations, and 39 were both communicators and owners. The statistical techniques employed were descriptive and exploratory analysis, two-dimensional analysis, and logistic regression modeling, which allow us to compare the electoral performance of different candidate profiles linked to broadcasting and verify whether the central hypothesis is confirmed. The results of the two simplest analyses indicate that candidates who own media outlets have a significant positive association with election results, but those who are communicators demonstrate a negative association. However, logistic regression found no statistically significant link with electoral success in either case. In addition to media capital, other variables were analyzed, revealing that the following characteristics are associated with a greater likelihood of electoral success for a candidate: being male, white, having a higher education, belonging to a large party, being part of a coalition, having assets above the median, and running for an elected office already held. Conversely, spending above the median on a campaign significantly decreases the chances of election.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83070
ORCID del autor: https://orcid.org/0000-0002-1851-3870
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/3331558987424367
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0002-8924-7442
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/9356403913755132
ORCID del co-asesor: https://orcid.org/0000-0003-4612-6162
Lattes del co-asesor: http://lattes.cnpq.br/7017826279838774
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGCOM - Teses defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2025_tese_dscosta.pdf5,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.