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Tipo: Dissertação
Título: Inclusão Digital Multimeios (Idm²): uma análise dos projetos de inclusão digital do Laboratório de Pesquisa Multimeios da FACED/UFC
Autor(es): Bezerra, Angela Maria de Sousa
Orientador: Borges Neto, Hermínio
Palavras-chave em português: Inclusão digital;Sustentabilidade;Laboratório multimeios;Tecnologias digitais da informação e comunicação;Formação de gestores
Palavras-chave em inglês: Digital inclusion;Sustainability;Multimedia laboratory;Digital information and communication technologies;Managers schooling
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Data do documento: 2015
Citação: BEZERRA, Angela Maria de Sousa. Inclusão Digital Multimeios (Idm²): uma análise dos projetos de inclusão digital do Laboratório de Pesquisa Multimeios da FACED/UFC. 2015. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
Resumo: A presente pesquisa “Inclusão Digital Multimeios (IDM²): uma análise dos projetos de Inclusão Digital do Laboratório de Pesquisa Multimeios da FACED/UFC" analisa a proposta de inclusão digital desenvolvida pelo Laboratório de Pesquisa Multimeios (MM) da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC). O estudo parte da constatação de que a sociedade em rede, permeada pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), apresenta desafios como a exclusão digital, frequentemente agravada por projetos que carecem de sustentabilidade e participação comunitária. O objetivo geral foi analisar a abordagem do MM para a inclusão digital, com o intuito de compreender como ela se diferencia dos modelos convencionais, que muitas vezes resultam no sucateamento de equipamentos. Desenvolvida por meio de um estudo qualitativo e descritivo, com pesquisa bibliográfica e documental no acervo do laboratório, a pesquisa demonstra que a proposta metodológica do MM/UFC é de caráter educativo. Essa abordagem, que se fundamenta na Sequência Fedathi, busca a construção do conhecimento a partir da realidade do aluno e se adapta a diferentes contextos sociais e culturais, combatendo a falta de sustentabilidade e a subutilização de espaços tecnológicos. Os resultados apontam que essa proposta pode contribuir para uma reflexão mais aprofundada sobre a inclusão digital e seus processos de formação, além de servir de base para a construção de políticas públicas mais eficazes para a sociedade.
Abstract: This research, "Multimedia Digital Inclusion (IDM²): an analysis of the Digital Inclusion projects of the FACED/UFC Multimedia Research Laboratory," analyzes the digital inclusion proposal developed by the Laboratório de Pesquisa Multimeios [Multimedia Research Laboratory] (MM) of Faculdade de Educação [School of Education] (FACED) of the Universidade Federal do Ceará [Federal University of Ceará] (UFC). The study is based on the observation that the networked society, permeated by Digital Information and Communication Technologies (DICTs), presents challenges such as digital exclusion, often exacerbated by projects that lack sustainability and community participation. The main goal was to analyze the MM's approach to digital inclusion, in order to understand how it differs from conventional models, which often result in the scrapping of equipment. Developed through a qualitative and descriptive study, with bibliographic and documentary research in the laboratory's archives, the research demonstrates that the MM/UFC's methodological proposal is educational in nature. This approach, based on the Fedathi Sequence, seeks to construct knowledge based on the student's reality and adapts to different social and cultural contexts, combating the lack of sustainability and underutilization of technological spaces. Results point that this proposal can contribute to a deeper reflection on digital inclusion and its development processes, in addition to serving as a basis for the development of more effective public policies for society.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82851
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/1647929251545295
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/6933091154844634
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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