Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82737| Type: | TCC |
| Title: | Da música ao gesto: a musicalidade na experiência teatral e na construção da personagem Sônia. |
| Authors: | Silva, Lorena Vitorya Benicio Costa da |
| Advisor: | Fortes, Tiago Moreira |
| Keywords in Brazilian Portuguese : | Experiência teatral;Atuação;Musicalidade;Ritmo |
| Keywords in English : | Theatric experience;Acting;Musicality;Rhythm |
| Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO |
| Issue Date: | 2025 |
| Citation: | SILVA, Lorena Vitorya Benicio Costa da. Da música ao gesto: a musicalidade na experiência teatral e na construção da personagem Sônia. 2025. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) — Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho aborda a interseção entre atuação teatral e musicalidade, com foco na adaptação da peça "Valsa N.° 6", de Nelson Rodrigues, feita pela presente autora e a licencianda do curso de Teatro, Fernanda Lobo. Aqui exploro minha jornada criativa como intérprete da personagem Sônia, destacando a importância da música no processo de construção da personagem e os efeitos que essa relação evoca. Este trabalho reflete sobre os desafios de atuar sozinha em cena e a necessidade de pesquisa e experimentação para superar essas dificuldades. Através de reflexões acerca da música na prática teatral, a autora revela que esta pode não apenas complementar a cena, como também enriquecer a performance do ator, permitindo um maior diálogo entre o corpo e a emoção. O trabalho ressalta a relevância da expressão corporal e a busca por novas formas de conexão entre o texto dramático e a atuação, promovendo uma experiência teatral mais profunda e afetiva. A discussão acerca da musicalidade e as experiências vividas durante o processo da montagem do espetáculo “Sônia” evidenciam como a técnica rítmica pode auxiliar na adaptabilidade do ator diante dos desafios do processo teatral, destacando a necessidade de um olhar sensível e aberto para a interação entre corpo, voz, ritmo e texto. |
| Abstract: | This work addresses the intersection between theatric performance and musicality, with a focus on the adaptation of the piece “Valsa N.° 6”, by Nelson Rodrigues, made by the present author and graduate student of the Theater course, Fernanda Lobo. Here I explore my creative journey as interpreter of the character Sônia, highlighting the importance of music in the process of construction of my character and the effects that this relationship evokes. This work reflects on the struggles of acting by yourself on scene and the necessity of research and experimentation to overcome these difficulties. Through these reflections on music in the theatric practice, the author reveals that it can not only complement the scene, but also enrich the actor’s performance, allowing a greater dialogue between body and emotion. The text emphasizes the relevance of body expression and the search for new ways of connecting between the dramatic text and acting, promoting a more profound and affectionate theater experience. The discussion on musicality and the experiences lived during the process of production of the play “Sônia” show how rhythmic technique can help the actor to adapt to challenges in the theater process, highlighting the need for a sensitive and open view of the interaction between body, voice, rhythm, and text. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82737 |
| Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/4278624291545483 |
| Access Rights: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | TEATRO - Monografias |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_tcc_lvbcsilva.pdf | 421,69 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.