Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/8269
Tipo: Dissertação
Título : Entre o sertão e o mar: o Projeto de Cultura Nacional de Leonardo Mota
Título en inglés: Between the hinterland and the sea: the Project of National Culture Leonardo Mota
Autor : Holanda, Juliana Tália Ribeiro de
Tutor: Neves, Frederico de Castro
Palabras clave : Backwoods;Folklore;Mota, Leonardo, 1891-1948 – Crítica e interpretação;Folclore - Brasil, Nordeste Ceará;Literatura folclórica – Ceará;Artes populares
Fecha de publicación : 2014
Editorial : www.teses.ufc.br
Citación : HOLANDA, Juliana Tália Ribeiro de. Entre o sertão e o mar: o Projeto de Cultura Nacional de Leonardo Mota. 2014. 153f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em História, Fortaleza (CE), 2014.
Resumen en portugués brasileño: Nas primeiras décadas do século XX, intelectuais brasileiros discutiram as relações entre os sertões e as cidades litorâneas brasileiras. Um deles foi Leonardo Mota (1891-1948) que analisou essas relações chamando a atenção para o “divórcio entre o Sertão e o Mar”(MOTA, 1925, p.5). Entretanto, esse “divórcio” e difícil relação entre os sertões e o litoral brasileiros não eram novos, traziam os desdobramentos de uma série de construções de imagens e ideias produzidas historicamente. Esta dissertação faz uma análise sobre a construção do projeto de cultura nacional criado por Leonardo Mota nos anos de 1920-1930 e sobre a historicidade das construções dessas imagens e ideias que influenciaram a consolidação do distanciamento entre os sertões e o litoral e, ainda, contribuíram na formação de identidades nacionais.
Abstract: In the first decades of the twentieth century, Brazilian intellectuals discussed relations between the Brazilian hinterlands and coastal cities. One was Leonardo Mota (1891- 1948) that examined these relationships by calling attention to the "divorce between the Interior and the Sea" (MOTA, 1925, p.5). However, this "divorce" and difficult relationship between the hinterland and the Brazilian coast were not new, brought the unfolding of a series of constructs images and ideas produced historically. This paper makes an analysis about the construction of the national culture project created by Leonardo Mota in the years 1920-1930 and the historicity of the constructions of these images and ideas that influenced the consolidation of the distance between the hinterland and the coast, and also contributed in formation of national identities.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8269
Aparece en las colecciones: PPGH - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_dis_jtrholanda.pdf876,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.