Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/8262
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Almeida, Maria Mozarina Beserra | - |
dc.contributor.author | Silva, Edneide Maria Ferreira da | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T13:11:09Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T13:11:09Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Edneide Maria Ferreira da. Práticas educativas:o uso do estudo dirigido e do seminário e suas contribuições para a aprendizagem significativa em química no 3º ano do ensino médio. 2014. 166 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8262 | - |
dc.description.abstract | Education in Brazil, in general, is not consistent with the real needs of its students, once that they do not achieve success in the external evaluations applied to them. To improve the teaching of Chemistry in High School, it is necessary the use of different methodologies that emphasize the use of data from everyday reality, through the use of simple and accessible language, which will make it possible to arouse in the students a critical and investigative character, making them become agents of their own learning process. This study aimed to analyze the pedagogical use of the educational practices of Guided Study and of Seminars to the Chemistry Teaching, based on the concepts of meaningful learning. This was a field research, descriptive and bibliographical in nature, with case study, following a quali-quantitative approach, and performed with students from the 3rd year of High School in a state school located in Maracanaú, metropolitan region of Fortaleza. For the implementation of this research, students were divided into groups, one of which had Chemistry classes through traditional methods, while the other groups had the teaching strategies of Guided Study, followed by the Seminars. The Guided Study was especially prepared for the development of this research, focused on the issues: “Carbon”, “Organic Functions”, “Isomerism” and “Organic Reactions”. For the strategy of Seminars it was used the book Napoleon's Buttons: 17 Molecules That Changed The History, by Penny Le Couteur and Jay Burreson , translated by Maria Luiza X. A. Borges (2006). The results of the usage of these strategies were evaluated through the application of tests that aimed to identify the applicability, in everyday routine, of the chemical concepts acquired along the activities, and to observe the changes regarding student behavior, as well as their genuine interest for the proposed activities. Comparing the two pedagogical practices applied, there was an increased interest by students and effective participation in the implementation of the Guided Study, consequently resulting in higher learning. As for the use of seminars, it was proved that they promoted a link between Organic Chemistry and History of Science/Chemistry. Thus, awareness of the interdependence between subjects gave the students a more critical vision, amplifying their understanding of the meaning of science. It was concluded that it is possible to work in an interdisciplinary and contextualized way, and the History of Science/Chemistry is one of the tools that enable this pedagogical task. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Química orgânica - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Química - História | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de ensino | pt_BR |
dc.title | Práticas educativas:o uso do estudo dirigido e do seminário e suas contribuições para a aprendizagem significativa em química no 3º ano do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.co-advisor | Lima, Isaías Batista de | - |
dc.description.abstract-ptbr | A educação no Brasil, de modo geral, não é condizente com a real necessidade de seus educandos, uma vez que estes não alcançam sucesso nas avaliações externas aplicadas a eles. Para uma melhoria do aprendizado de Química no Ensino Médio, faz-se necessário o uso de metodologias diferenciadas que oportunizem o uso de dados da realidade cotidiana, por meio de linguagem simples e acessível que desperte no aluno um caráter crítico e investigativo, fazendo com se torne agente no processo de aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo analisar o uso pedagógico das práticas educativas de estudo dirigido e seminários no ensino de Química, baseado nos conceitos da aprendizagem significativa. A pesquisa realizada foi de natureza descritivo-bibliográfica, de campo, com estudo de caso, seguindo uma abordagem quali-quantitativa e realizada com alunos da 3ª série do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino, localizada no município de Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza. Para a execução desta pesquisa, os alunos foram divididos em grupos, dos quais um teve aulas de Química através de métodos tradicionais, enquanto os demais tiveram acesso às estratégias de ensino de Estudo Dirigido e, em seguida, de Seminários. O Estudo Dirigido, elaborado especialmente para o desenvolvimento desta pesquisa, teve como foco os assuntos: “Carbono”, “Funções Orgânicas”, “Isomeria” e “Reações Orgânicas”. Para a estratégia dos Seminários foi utilizado o livro Os Botões de Napoleão: As 17 Moléculas Que Mudaram a História, de Penny Le Couteur e Jay Burreson, traduzido por Maria Luiza X. de A. Borges (2006). Os resultados do uso dessas estratégias foram avaliados a partir da aplicação de provas para conhecer a aplicabilidade, no cotidiano, dos conceitos químicos adquiridos ao longo das atividades, e observar as mudanças de comportamento dos alunos, bem como de interesse efetivo nas atividades propostas. Comparando-se estas duas práticas pedagógicas, constatou-se um maior interesse e participação dos alunos quando da aplicação do Estudo Dirigido, que resultou em um maior aprendizado. Quanto ao uso dos Seminários, comprovou-se que os mesmos promoveram uma articulação entre Química Orgânica e a História das Ciências/Química. Assim, a consciência da interdependência entre as disciplinas concedeu ao aluno uma visão mais crítica, amplificando sua compreensão do significado de ciência. Concluiu-se que é possível trabalhar de forma interdisciplinar e contextualizada, e que a História da Ciência/Química é um dos instrumentos que auxilia o professor nesta tarefa. | pt_BR |
dc.title.en | Educational practice: use of directed study and seminar and significant contributions for learning in chemistry in the 3rd year of secondary education | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_dis_emfsilva.pdf | 3,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.