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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Os paradoxos da educação: uma reflexão crítica sobre a escola e a sociedade
Autor(es): Hespanha, Pedro
Palavras-chave: Educação;Estado;Sociedade;Trabalho
Data do documento: 2010
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Ciências Sociais
Citação: HESPANHA, Pedro. Os paradoxos da educação: uma reflexão crítica sobre a escola e a sociedade. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 41, n. 2, p. 57-65, 2010.
Resumo: Os baixos níveis de escolaridade, as elevadas taxas de abandono e insucesso escolar, as dificuldades de acesso ao primeiro emprego colocam Portugal numa posição particularmente desfavorável quando se comparam esses dados com os de outros países nossos parceiros na União Europeia. As causas do problema são diversas e têm sido amplamente estudadas, sabendo-se hoje que elas não são atribuíveis em exclusivo a nenhuma das instituições que têm a cargo ocupar-se dos jovens, sejam elas a escola, a família, a comunidade, os empregadores ou as actividades de lazer, mas sim a todas elas em conjunto. Neste artigo, examinam-se questões a ter em conta por quem está envolvido nos processos educativos, designadamente as que se prendem aos contextos em que se produzem os problemas.
Abstract: Low educational levels, high taxes of students that drop out of school or fail to succeed, and difficulties to get the first job constrain Portugal to a particularly unfavorable stand when one contrasts those data to other countries’ that are our partners in the European Union. Causes are many and have been amply discussed, and it known today that they are not a sole outcome from shortcomings of institutions that are entrusted with the development of youngsters such as schools, community, hiring businesses or promoters of leisure activities, but rather all of them together. With this intervention one seeks to address some issues considering the agent behind educational processes, specifically those issues related to the environment where they are engendered.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/824
ISSN: BL 0041-8862
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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